25.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Estudantes de Rio Branco se classificam em 1º lugar para etapa nacional do Prêmio do Ministério Público do Trabalho

Duas alunas da Escola Municipal Ismael Gomes de Carvalho, da Prefeitura de Rio Branco, alcançaram o primeiro lugar na etapa estadual do “Prêmio Ministério Público do Trabalho na Escola” e agora representarão o Acre na fase nacional. O concurso promovido pelo MPT premia trabalhos literários, artísticos e culturais de estudantes da rede pública, conscientizando e mobilizando a comunidade escolar sobre o combate ao trabalho infantil e a importância de preservar os direitos das crianças e adolescentes.

Brenda Eloá Costa e Maria Eduarda Araújo, do 5º ano, foram as estudantes da capital acreana classificadas para a próxima etapa da premiação. Ao todo, o concurso recebeu inscrições em quatro categorias: conto, poesia, música e desenho.

Brenda primeiro lugar do estado do Acre na categoria desenho, com sua obra intitulada “Combate ao Trabalho Infantil”, expressou em seus traços a importância da luta contra a prática e o valor da infância segura.

“O desenho é um menino que não estudava direito e trabalhava em um lava-jato e não sabia que aquilo era errado. A menina do Ministério Público entregou jornais e foi no lava-jato conversar. O menino começou a estudar novamente e o pai dele e a mãe receberam ajuda”, conta a aluna sobre trecho de sua história.

Já Maria Eduarda, também do 5º ano foi selecionada na categoria conto, com texto nomeado “Um Grande Sonho”, que aborda, de maneira sensível, a importância de ter um futuro livre do trabalho infantil. Ela falou sobre sua personagem e revelou se sentir confiante para a próxima etapa da competição.

“Ela se chama Larissa, tinha 12 anos de idade, morava com sua mãe na periferia, numa casa bem humilde. O sentido é que as crianças têm que aprender que o lugar delas é na escola e que não é na rua trabalhando em semáforos ou em lanchonetes. Eu estou com frio na barriga, mas eu estou confiante”, disse.

A classificação das alunas demonstra o empenho da Escola Municipal Ismael Gomes de Carvalho em trabalhar temas de relevância social e promover a formação cidadã dos alunos. Para o diretor da escola, Elismar Souza é motivo de orgulho ver o talento das estudantes sendo reconhecidos em uma iniciativa nacional.

“É um concurso que nós trabalhamos com os alunos da turma de 5° ano, conscientizando-os contra o trabalho infantil. E é muito importante para que eles cresçam conhecendo seus direitos e seus deveres, (porque criança tem que estar na escola, não trabalhando. E aqui tiveram duas alunas, fica um sentimento de gratidão e de trabalho bem feito. Temos uma excelente professora, a professora Leudete, a coordenadora pedagógica também muito ativa, e graças a Deus que conseguimos esse êxito”, afirmou.

As duas alunas classificadas receberam todo o suporte e apoio da professora Leudete da Silveira, que na edição de 2023 do concurso também teve alunos classificados. Ela conta que a expectativa de conquistar a vitória na fase nacional é grande.

“Nós abordamos a temática, o combate ao trabalho infantil, com uma cartilha que o Ministério Público oferece pra todas as escolas, todos os alunos tiveram acesso, e começamos a trabalhar as categorias que eram propostas no projeto. Esse ano eu estou com muita fé que a gente vai ganhar. E é um sentimento que eu guardo dentro de mim como gratidão, porque eu tento trazer o meu trabalho da melhor forma possível. Então, através disso, hoje eu como professora, eu trago pros meus alunos que eles podem alcançar aquilo que eles almejam, aquilo que eles sentem no coração”, acrescentou.

[Assessoria]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Aleac encerra o ano legislativo com aprovação de projetos , incluindo homenagem ao ex-governador Flaviano Melo

Jamile Romano

Secretaria da Mulher realiza primeira reunião do ano com organismos de políticas públicas para o setor

Jamile Romano

Governadora em exercício, Mailza Assis entrega próteses e órteses na Oficina Ortopédica do Into

Redacao

Veja o programa “Tribuna Livre” de segunda-feira, 8 de setembro: Os Três Poderes em Debate: Crise de Credibilidade e Polarização Política em Destaque

Raimundo Souza

Sisu 2024, único do ano, abrirá inscrições em 22 de janeiro; veja cronograma

Jamile Romano

Elencos do Galvez viajam para disputa das Copas Capital e São Paulo

Kevin Souza