25.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Acre

MPAC fiscaliza ações de prevenção e tratamento para pessoas com HIV

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio da Promotoria de Justiça de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania, instaurou um procedimento administrativo para fiscalizar e acompanhar a oferta de medicamentos e ações de conscientização voltadas à prevenção e tratamento do HIV.

Segundo o promotor de Justiça Thalles Ferreira, a medida visa assegurar que a população tenha acesso adequado às medidas de prevenção, além de garantir a ampliação dos serviços e campanhas educativas..

O MPAC solicitou à Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre) informações detalhadas sobre a oferta de preservativos e de tratamento para HIV, incluindo questões como a existência de pontos focais para atendimento e a periodicidade das campanhas de conscientização.

Também foram solicitados dados sobre a expansão do serviço, especialmente quanto à possibilidade de novos estudos e campanhas relacionadas ao conceito “indetectável = intransmissível” (I=I), o que implica que pessoas com carga viral indetectável não transmitem o vírus.

A fiscalização visa não apenas a diminuição dos casos de HIV/AIDS, mas também contribuir para o objetivo de controle da epidemia até 2030, conforme metas internacionais.

[ Agência de Notícias do MPAC]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Seminário da Atenção Primária fortalece políticas de saúde nos municípios acreanos

Redacao

Aprovado na Câmara projeto de Eduardo Velloso que garante assistência oftalmológica na primeira infância*

Marcio Nunes

Sem registros de Influenza Aviária, Acre mantém vigilância e prevenção reforçada

Raimundo Souza

Projeto “Água Para Todos” recebe recursos para garantir acesso à água potável e reduzir desperdício em Rio Branco

Jamile Romano

A um dia do fim do prazo, mais de 22 mil acreanos ainda não regularizaram título de eleitor

Jamile Romano

Lula visita o Acre nesta sexta para anunciar investimentos federais

Kevin Souza