35.3 C
Rio Branco
sexta-feira, 22 de agosto de 2025
O RIO BRANCO
Acre

MPAC recomenda urgência para solucionar falta de médicos especialistas no Alto Acre

Publicado em 08/11/2024

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) emitiu uma recomendação à Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) para adotar medidas urgentes para suprir a carência de médicos especialistas no Hospital Regional do Alto Acre Raimundo Chaar, em Brasileia.

A recomendação é assinada pela coordenadora-geral do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Saúde, Pessoa Idosa e Pessoa com Deficiência, procuradora de Justiça Gilcely Evangelista, e pelos promotores de Justiça Juleandro Martins, Rafael Maciel, Renan Augusto Gonçalves, Luã Brito Barbosa, que atuam na região.

Em outubro deste ano, em inspeção realizada em conjunto com o Conselho Regional de Medicina do Estado do Acre (CRM-AC), o MPAC identificou a insuficiência de médicos especialistas, sendo que os médicos pediatras e ginecologistas operam em regime de sobreaviso, e o anestesista em regime de plantão somente cinco dias por mês, comprometendo a continuidade e eficácia dos atendimentos.

O MPAC destaca a necessidade de medidas concretas e propõe à Sesacre a adoção de um plano de ação detalhado para solucionar o problema no prazo de 30 dias. O plano deve especificar as ações a serem implementadas, com cronogramas, metas e os recursos necessários.

Entre as alternativas apontadas estão a realização de concurso público, a nomeação de candidatos aprovados em seleções vigentes, o remanejamento de recursos humanos e a contratação de organizações sociais e organizações da sociedade civil de interesse público.

A recomendação estabelece também que, no prazo de 60 dias, a Sesacre apresente ao MPAC informações detalhadas sobre as ações implementadas e os resultados obtidos.

 

[Assessoria]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Cadeias produtivas da suinocultura e avicultura avançam e promovem geração de emprego e crescimento econômico no Acre

Raimundo Souza

Família fica gravemente ferida depois que um motociclista desrespeitou a sinalização e foi atingido por um carro

Raimundo Souza

Pedro Longo quer debater gestão de águas e eventos climáticos no Acre

Marcio Nunes

Começam nesta segunda-feira (18) as inscrições para vagas no Colégio de Aplicação

Raimundo Souza

Governo do Estado intensifica ações de enfrentamento à violência contra a mulher na capital e no interior do estado

Jamile Romano

Sorteio do Nota Premiada Acreana será realizado nesta quarta-feira

Kevin Souza