24.3 C
Rio Branco
sábado, 19 de abril de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Petecão comemora sanção de nova lei que pune feminicídio com até 40 anos de reclusão

Atualizada em 11/10/2024 08:37

Presidente da Comissão de Segurança Pública do Senado Federal, o senador Sérgio Petecão (PSD-AC) atuou junto ao Executivo para a sanção da nova Lei 14.994, de 2024 que agrava as penas para o crime de feminicídio. A legislação, sancionada nesta quinta-feira (10), eleva a pena mínima de 12 para 20 anos e a máxima, de 30 para 40 anos. A proposta, de autoria da senadora Margareth Buzetti (PSD-MT), foi analisada e aprovada em novembro pelo colegiado presidido por Petecão.

O senador enfatizou sua relevância no combate à violência contra a mulher, destacando que o feminicídio conta agora com um artigo específico no Código Penal, que inclui novos agravantes e penas ainda mais severas.

“Essa legislação representa um avanço significativo na proteção das mulheres e na punição dos agressores. Nossa comissão trabalhou arduamente para garantir a aprovação e a sanção desta proposta”, afirmou Petecão.

A nova lei também implementa mudanças importantes na Lei Maria da Penha, aumentando as penas para quem descumprir medidas de proteção. Além disso, estabelece restrições para condenados por violência doméstica e familiar, como a proibição de transferência para presídios distantes da residência da vítima e a obrigatoriedade do uso de tornozeleiras eletrônicas.

“Com a sanção desta lei, espera-se que a Justiça seja mais rigorosa com os agressores e que as mulheres se sintam mais seguras. Estamos dando um passo importante na luta contra o feminicídio e na defesa dos direitos das mulheres”, concluiu Petecão.

Artigos Relacionados

Escola de Música do Acre apresenta Cantata de Natal neste domingo em frente ao Palácio Rio Branco

Marcio Nunes

Condenações por feminicídio tentado em Senador Guiomard reafirmam compromisso da Polícia Civil do Acre

Jamile Romano

Energisa realiza atendimento ao público no sábado na escola Heloísa Mourão em Rio Branco 

Jamile Romano

Defensoria Pública do Acre alerta sobre golpes de cobranças por serviços jurídicos

Jamile Romano

Governo apresenta Plano Plurianual 2024-2027 e PLOA 2024 aos deputados

Marcio Nunes

Secretaria da Mulher do Acre participa de seminário em celebração aos 18 anos da Lei Maria da Penha, em Fortaleza

Jamile Romano