25.3 C
Rio Branco
terça-feira, 25 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Campanha de vacinação contra a gripe continua em todo o Acre

Com o objetivo proteger a população contra as complicações da gripe na região Norte, o Ministério da Saúde realiza a Campanha de Vacinação contra a Influenza, que segue até o próximo dia 26 de outubro A pasta investiu mais de R$ 112 milhões para a compra de 6,5 milhões de doses do imunizante influenza trivalente. Até a última segunda-feira (7), 1,16 milhão de doses da vacina foram aplicadas. Para convocar a população, o ministério está veiculando uma campanha publicitária na TV aberta, rádio, carro e barco som, outdoor social e internet, nos sete estados da região: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.

“A vacinação contra a gripe é a melhor forma para garantir proteção contra a doença e suas complicações. As vacinas são comprovadamente eficazes, seguras e protegem contra as cepas atualizadas, de acordo com determinação da Organização Mundial da Saúde (OMS) e considerando os principais vírus em circulação no Brasil”, destaca Eder Gatti, diretor do Departamento do Programa Nacional de Imunizações (DPNI).

A partir de 2023, o Ministério da Saúde mudou a estratégia de imunização, tradicionalmente realizada entre os meses de abril e maio, para atender às particularidades climáticas da região, de forma a realizar a vacinação antes do “Inverno Amazônico”, período de maior circulação viral e de transmissão da gripe.

A campanha atual prioriza grupos de risco como idosos, gestantes, crianças, profissionais de saúde e pessoas com comorbidades, dentre outros. Além de proteger contra a gripe, a vacinação também ajuda a reduzir a sobrecarga no sistema de saúde, que pode ser agravada pela ocorrência simultânea de outras doenças respiratórias, como a covid-19.

Cada município terá seu Dia D

A vacina utilizada é trivalente, ou seja, apresenta três tipos de cepas de vírus em combinação, protegendo contra os principais vírus em circulação no Brasil. Cada município, em todos os estados da região, realizará o seu próprio ‘Dia D’ de mobilização. O Ministério da Saúde reforça que a vacina influenza pode ser administrada na mesma ocasião de outros imunizantes do Calendário Nacional de Vacinação. As crianças que vão receber o imunizante pela primeira vez deverão tomar duas doses, com um intervalo mínimo de 30 dias.

A campanha está sendo realizada em uma só etapa para os grupos prioritários da Região Norte. A meta é vacinar, pelo menos, 90% de cada um dos grupos prioritários da vacinação contra influenza: crianças, gestantes, puérperas, idosos com 60 anos ou mais, e povos indígenas vivendo em suas terras (aldeados).

 

[Assessoria]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

No Acre mais de 77 mil Declarações do Imposto de Renda 2024 já foram recebidas pela Receita Federal

Marcio Nunes

MPAC desenvolve funcionalidade no SAJ para acompanhamento da cobrança de pena de multa

Jamile Romano

Centro Pop: Secretaria propõe acordo com moradores do Castelo Branco para garantir funcionamento

Jamile Romano

Agência Reguladora conclui 2024 com avanços na fiscalização dos serviços públicos no Acre

Jamile Romano

Governo emite nota sobre venda de camarotes e ingressos de shows da Expoacre

Marcio Nunes

Presidente do Sebrae Nacional visita o Acre e reforça importância dos pequenos negócios na economia brasileira

Kevin Souza