24.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Brasil

Confira 5 dicas para fortalecer a imunidade e evitar doenças

O sistema imunológico tem a função de identificar e eliminar organismos invasores. É o caso dos vírus, bactérias e parasitas, por exemplo. Seus componentes se dividem em glóbulos brancos, baço, medula óssea e sistema linfático.

Essas estruturas são as responsáveis por reconhecer substâncias estranhas e reagir para proteger o corpo, garantindo o controle e a eliminação das infecções. Por isso, a imunidade é a principal linha de defesa do corpo humano. Desse modo, manter o fortalecimento do sistema imunológico é fundamental para prevenir doenças e ter qualidade de vida.

Quais são os sinais de imunidade baixa?

Quando há o enfraquecimento do sistema imunológico, o organismo fica vulnerável e mais propício a contrair doenças. Os principais sintomas de imunidade baixa são:

  • Infecções recorrentes, como resfriados, gripes e infecções urinárias;
  • Fadiga constante e sensação de cansaço;
  • Cicatrização de feridas lenta;
  • Problemas digestivos frequentes, como diarreia e constipação;
  • Alergias exageradas ou frequentes.

Como fortalecer o sistema imunológico?

Segundo o nutrólogo Alfio Souza Borghi, manter o fortalecimento do sistema imunológico requer a adoção de hábitos saudáveis e uma série de mudanças simples no dia a dia.

  1. Alimentação balanceada: uma dieta rica em frutas, vegetais, proteínas magras e grãos integrais fornece vitaminas e minerais essenciais para o sistema imunológico. Além disso, aumentar a ingestão de alimentos ricos em vitamina C, como laranja e acerola, e zinco, como nozes e sementes, é importante para fortalecer a defesa do corpo.
  2. Atividade física: a prática regular de exercícios auxilia na melhora da circulação. Isso permite que as células imunes se movam pelo corpo com maior facilidade, combatendo as infecções de forma eficiente.
  3. Sono adequado: adotar uma rotina de sono é fundamental para a regeneração do sistema imunológico. Isso porque durante esse período o corpo produz uma proteína chamada citocina, que ajuda na resposta imunológica.
  4. Controle do estresse: O estresse crônico pode suprimir o sistema imunológico. Nesse sentido, investir em práticas como meditação, ioga e exercícios de respiração ajudam a reduzir o impacto negativo do estresse na saúde.
  5. Hidratação: Manter a hidratação colabora para eliminar toxinas do corpo e garantir o bom funcionamento das células imunológicas.

[Metrópoles]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Bolsa Família de outubro começa a ser pago pela Caixa nesta sexta (18)

Jamile Romano

PF prende grupo que cobrava R$ 250 mil para matar ministros do STF

Marcio Nunes

PIS/Pasep: nascidos em maio e junho começam a receber abono nesta 5ª

Jamile Romano

Lula libera R$ 16,8 bilhões pela Lei Rouanet e supera recorde histórico

Raimundo Souza

Datafolha: 24% aprovam o governo Lula e 41% reprovam

Raimundo Souza

Vídeo de Felca mobiliza Congresso e reacende discussão sobre regulação das redes sociais

Kevin Souza