22.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Acre pede urgência na destinação de recursos internacionais para resposta às emergências climáticas

Publicado em 26/09/2024

O governo do Acre participou de um importante encontro promovido pela organização norte-americana sem fins lucrativos Emergent, que atua conectando países com florestas tropicais e o setor privado, para financiamento de políticas públicas voltadas para redução de emissões provenientes do desmatamento, na Semana do Clima, em Nova York, que acontece de 22 a 29 de setembro.

A secretária de Povos Indígenas do Acre, Francisca Arara, foi convidada a compor o painel composto por uma seleta plateia de empresários das maiores multinacionais do mundo, empenhados em unir esforços para proteção das florestas no Brasil.

Na abertura, o cientista sênior da Amazon e líder técnico e estratégico da equipe de neutralização de carbono da Amazon, Jamey Mulligan, reafirmou o compromisso climático de apoiar o processo de descarbonização junto aos estados brasileiros.

“A Amazon tem o compromisso com a ciência climática para a descarbonização. Desde 2020, a Amazon começou a pensar na questão da preservação ambiental por meio do desenvolvimento ambiental. Assim, temos um acordo com estados brasileiros que precisam de recursos para desenvolverem de maneira sustentável, conservando as florestas e dando sustentação aos seus povos originários”, disse.

Ao pedir urgência na liberação de recursos internacionais, Francisca Arara destacou a importância de desburocratizar o processo de destinação de recursos das empresas e entidades internacionais.

“É papel das empresas e dos governos aliados apoiar a causa ambiental e criar mecanismos para que os recursos cheguem na ponta, uma vez que temos sofrido com eventos extremos de enchentes e secas severas cada vez mais frequentes. A burocracia tem emperrado a chegada desses recursos. Enquanto isso, sofremos sérios problemas climáticos. No Acre, o governador Gladson Cameli tem adotado uma série de iniciativas para minimizar esses danos com a participação, a escuta e respeito aos povos indígenas. É muito importante esse olhar dos investidores, pois o Acre tem  lições e bons exemplos”.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Ifac reabre inscrições para cursos do programa Mulheres Mil em Rio Branco

Jamile Romano

MPAC participa de reunião no Saerb para discutir medidas diante da estiagem em Rio Branco

Jamile Romano

Acre participa do 3º Encontro Nacional de Tecnologia e Inteligência para líderes e gestores da Polícia Civil, em Alagoas

Raimundo Souza

Governo do Acre envia Projeto da Lei Orçamentária Anual 2025 para Assembleia Legislativa

Jamile Romano

Prefeitura suspende pagamentos extras a servidores como forma de conter gastos

Kevin Souza

Com a presença da vice-governadora Mailza, PGE inaugura galeria de ex-procuradores do Estado

Raimundo Souza