28.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Iapen oferece suporte a familiares de detentos no Acre

O Núcleo de Atenção à Família (NAF) do Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen) funciona com o intuito de mediar a interação entre as famílias e os privados de liberdade, garantindo todos os direitos previstos na legislação brasileira. O espaço oferece atendimento às famílias, tais como auxílio no processo de visita de crianças e adolescentes, processo de visita religiosa, processos de reconhecimento de paternidade e declaração de registros de nascimento de filhos de reclusos e emissões de certidões e documentos pessoais, além de viabilizar a assistência material, à saúde, educacional, que podem ser solicitadas pelos próprios apenados na unidade, mas também pela família, por meio do NAF.

A chefe da Divisão de Assistência Social e Atenção à Família do Iapen, Cláudia Costa, ressalta essa mediação que é feita pelo Núcleo entre os familiares e detentos: “Por meio do NAF é que nós temos essa aproximação entre os familiares e os homens e mulheres em situação de prisão. O NAF funciona como mediador entre os dois sujeitos. Nós temos núcleos de atenção à família também em todo o interior do estado, onde nós temos estabelecimentos prisionais, e também no município de Feijó”.

F. C., familiar de um detento, aprova o atendimento que é oferecido no local: “Nunca fui mal atendida. É uma ponte para chegar até o nosso filho, até o nosso familiar lá de dentro, porque é a partir daqui que a gente chega até lá, que a gente consegue as coisas pra eles”.R. M. ressalta que o NAF é importante para as famílias, pois auxilia em muitas das necessidades que eles têm: “A gente chega aqui e é atendida o mais rápido possível. Por mais que sejamos família de preso, eles nos respeitam, procuram tirar todas as dúvidas. Eu acho ótimo. A gente também se sente até mais seguro, né, ver assim que a gente sabe mais informações deles lá dentro”.O NAF em Rio Branco funciona no Polo Moveleiro, na Rua das Acácias, de segunda a sexta, das 7h30 às 13h30. O Núcleo de Atenção à Família também está presente em todos os municípios que têm estabelecimentos penitenciários. Todas essas informações e outros atendimentos também podem ser buscados pelo WhatsApp, no número 68 99997-9390 e no site do Iapen.

 

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Governo do Estado promove palestra sobre escutatória para servidores

Raimundo Souza

MPAC vai requisitar abertura de inquérito sobre morte de cachorro por golpes de madeira

Jamile Romano

Atendente de lanchonete sofre queimaduras de 2º grau durante explosão com álcool em Rio Branco

Jamile Romano

Prefeitura de Rio Branco realiza ação de saúde “Cuidando de quem Cuida” durante o mês de janeiro

Jamile Romano

Acre e Peru fortalecem integração e combate a crimes transfronteiriços

Marcio Nunes

Expo Acrelândia 2024 tem apoio e espaço institucional do Sebrae

Jamile Romano