23.3 C
Rio Branco
domingo, 20 de abril de 2025
O RIO BRANCO
Policial

Deolane presa: Saiba detalhes da colônia penal onde ela e a mãe estão

Atualizada em 06/09/2024 07:13
Deolane e a mãe, Solange, seguem presas em Pernambuco – Foto: Reprodução/ Instagram

A influenciadora digital Deolane Bezerra, detida na última quarta-feira, 4 de setembro, permanece na Colônia Penal Feminina Bom Pastor, após a Justiça de Pernambuco manter sua prisão preventiva.

A operação “Integration”, conduzida pela Polícia Civil de Pernambuco, visou uma organização criminosa especializada em jogos ilegais e lavagem de dinheiro. Durante a ação, também prenderam Solange Bezerra, mãe de Deolane.

Com mais de 20 milhões de seguidores no Instagram, Deolane está em uma cela separada por questões de segurança, conforme informou a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização de Pernambuco (Seap-PE).

Como é a Colônia Penal Bom Pastor

Localizada no bairro de Iputinga, na zona oeste do Recife, a Colônia Penal Feminina Bom Pastor abriga mulheres presas provisoriamente após apresentação nas delegacias.

Em 2014, uma vistoria da OAB de Pernambuco identificou sérios problemas de superlotação: a unidade contava com 897 detentas, número que excedia em mais de três vezes a capacidade oficial de 270 vagas. Na época, as detentas relataram maus tratos, problemas de higiene e alimentação inadequada.

Quatro anos depois, em 2018, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) reconheceu a Bom Pastor como uma das quatro unidades prisionais femininas modelo no Brasil, destacando boas práticas no atendimento às mulheres, especialmente às mães e lactantes.

No entanto, um novo relatório do CNJ, divulgado em 2022, revelou que a taxa de ocupação da unidade havia atingido 190%, com 542 detentas distribuídas em três pavilhões e 45 celas, enquanto a capacidade oficial continuava sendo de apenas 285 vagas.

A defesa de Deolane Bezerra

Após sua prisão, Deolane Bezerra escreveu uma carta à mão, publicada em suas redes sociais, onde desabafou sobre a situação.

“É notório o preconceito e a perseguição contra minha pessoa e minha família, mas isso tudo servirá para provar mais uma vez para todos vocês que não pratico e nunca pratiquei ‘crimes’”, declarou. Ela afirmou que todos os seus impostos estão pagos e mencionou estar sofrendo uma grande injustiça.

Em frente à Colônia Penal Feminina do Recife, fãs da influenciadora se reuniram na quarta-feira, 4 de setembro, pedindo sua liberdade e gritando por justiça. O apoio popular reflete a conexão que Deolane tem com seu público, que agora a acompanha em mais um capítulo turbulento de sua vida pública.

Megaoperação Integration: um esquema de alcance nacional

A operação “Integration” expediu 19 mandados de prisão e 24 de busca e apreensão domiciliar. As ações ocorreram sobretudo em Recife (PE), Campina Grande (PB), Barueri (SP), Cascavel e Curitiba (PR), e Goiânia (GO).

Entre os alvos da operação, estão o CEO da Esportes da Sorte, Darwin Henrique da Silva Filho, e sua esposa, Maria Eduarda Quinto Filizola. Eles se entregaram à polícia na quinta-feira, 5 de setembro.

Além das prisões, as autoridades realizaram o sequestro de bens e valores, bem como o bloqueio judicial de ativos financeiros.

O Fuxico

Artigos Relacionados

Polícia Civil do Acre promove cidadania na Expoacre Juruá com emissão de Carteira de Identificação Nacional

Raimundo Souza

Polícia Civil cumpre nove mandados e prende liderança e faccionados responsáveis por ataques no Acre

Jamile Romano

Detento é encontrado morto dentro de presídio em Rio Branco; em nota governo esclarece

Marcio Nunes

Luz desligada e uso de ferramentas indLuz desligada e uso de ferramentas indicam que fugitivos de Mossoró tiveram ajuda interna, diz PFicam que fugitivos de Mossoró tiveram ajuda interna, diz PF

Jamile Romano

Polícia Civil do Acre realiza ação educativa contra crimes de abuso sexual na Escola Humberto Soares

Jamile Romano

Polícia Civil recupera motocicleta furtada em Sena Madureira

Jamile Romano