23.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 7 de maio de 2025
O RIO BRANCO
AcreGeral

Produtores vão poder contar com aplicativo desenvolvido pela Secretaria de Agricultura para aumentar vendas e lucro durante à Expoacre

Atualizada em 01/09/2024 07:35

A Expoacre começa neste sábado, 31, e já promete ser uma edição repleta de inovações. Como maior feira de agronegócios do estado, cabe ao evento fomentar os negócios e estruturar o ambiente para as movimentações financeiras alcançarem patamares altos na economia do Acre. Pensando nisso, a Secretaria de Agricultura (Seagri) criou o aplicativo Agricultor Digital, uma ferramenta que vai facilitar a venda de hortifrútis e beneficiar diretamente o produtor. O lançamento será durante a feira.

A plataforma vai conectar diretamente agricultores a consumidores e comerciantes. Por meio dela, os produtores poderão listar sua mercadoria, permitindo que os consumidores façam compras de forma prática e rápida, sem a necessidade de intermediários. “Isso não só facilita o acesso aos produtos frescos, mas também promove uma relação mais direta entre quem produz e quem consome”, explica Thiago Alencar, diretor de Produção e Agronegócios da Seagri.

O anúncio do lançamento foi feito pelo secretário de Agricultura, José Luiz Tchê. Segundo o gestor, no parque de exposições os donos de bares e restaurantes já devem ser beneficiados com o aplicativo.

Aplicativo ‘Agricultor Digital’ vai facilitar compra e venda de produtos. Foto: reprodução

“Nesta feira, além da agricultura familiar, são mais de 50 produtores, com os da economia solidária. Mas a grande novidade vai ser a ‘Nossa Ceasa Digital’, fazendo com que a agricultura familiar que está lá e os bares e restaurantes se comuniquem por esse aplicativo. Tudo o que precisar, no restaurante, o dono vai tratar diretamente com o produtor, porque a intenção é tirar o atravessador. É um modelo que tenho certeza que vai dar certo, e quem vai ganhar com isso é o produtor e o consumidor”, garante.

O aplicativo foi desenvolvido pela Diretoria de Pesquisa, Tecnologia e Inovação da Seagri. O projeto contou com uma equipe multidisciplinar, composta por desenvolvedores, especialistas em agricultura e representantes dos produtores, e levou 12 meses para ser concluído.

“A equipe se empenhou para criar uma solução ágil que atendesse rapidamente às necessidades do mercado, contribuindo para o fortalecimento econômico da agricultura familiar e promovendo um modelo de negócios mais sustentável”, completa Thiago Alencar.

Reduzir os intermediários nessa negociação, segundo o secretário, é garantir o aumento das vendas e também a satisfação de quem está comprando aquele produto.

“O produtor que está expondo sua produção, quando chega ao mercado consegue vender, mas tem que passar para o atravessador com um preço bem menor do que ele precisava. Tenho certeza que quem ganha com essa inovação é o consumidor, que vai comprar por um preço menor, e o produtor, que vai vender por um preço justo”, reforça.

Produtores da agricultura familiar e consumidores finais são beneficiados com a ferramenta tecnológica. Foto: Marcos Vicentti/Secom

O objetivo é incentivar a adesão de um grande número de produtores, especialmente da agricultura familiar, que são fundamentais para a economia local. A plataforma, lançada na maior feira de agronegócios, veio para ficar. A pretensão é expandir o alcance a esses produtores e fazer com que esse mercado esteja conectado.

“Os produtores receberam capacitação adequada para utilizar a ferramenta, o que foi essencial para garantir que possam explorar ao máximo as funcionalidades do aplicativo, aumentando sua eficiência nas vendas e melhorando a gestão de seus negócios”, completa o diretor.

Além de promover transparência e eficiência nas vendas, a ferramenta responde diretamente aos anseios do consumidor atual, que busca produtos frescos, de qualidade e com informações claras sobre sua origem.

[Agência de Notícias do Acre]

Artigos Relacionados

Procon e Vigilância Sanitária realizam fiscalização em clínicas de estética, consultórios e óticas

Marcio Nunes

Educação realiza pré-Enem Legal para os alunos da escola Humberto Soares

Marcio Nunes

Governo abre recredenciamento para empresas especializadas em atendimento multidisciplinar de neurodivergentes

Jamile Romano

Governo envia 700 kg de insumos em apoio à população atingida pela cheia em Santa Rosa do Purus

Jamile Romano

Lula sobre fogo: “Negacionistas não podem ignorar a crise climática”

Raimundo Souza

Último dia de habilitação para o casamento coletivo em Epitaciolândia é nesta quarta-feira, 29

Jamile Romano