23.6 C
Rio Branco
quinta-feira, 16 de abril de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Secretaria da Mulher atua no acolhimento às mulheres na Expoacre

Publicado em 31/08/2024

A Secretaria de Estado da Mulher (Semulher) atua na Expoacre em prol das meninas e mulheres e possui um estande inteiramente voltado ao acolhimento e bem-estar. Todas as noites do evento irão contar com abordagens educativas, entrega de material informativo, um espaço com as leis e programas de proteção às mulheres e a equipe multidisciplinar preparada para atender a população feminina. Além disso, também será realizada a assinatura do termo de cooperação técnica com o coletivo de mulheres Elas Fazem Acontecer.

Semulher na Expoacre. Foto: Andrey Maia/Semulher

“O nosso espaço, além de levar informações para as mulheres, vai promover um momento de descontração e acolhimento, tudo isso de forma didática. É importante levarmos nossas ações para eventos como a Expoacre, porque por meio disso, conseguimos um impacto imediato de sensibilização e conscientização para um grande número de pessoas. Nossas expectativas são as melhores”, ressaltou a secretária de Estado da Mulher, Márdhia El-Shawwa Pereira

A Secretaria da Mulher marca presença na Expoacre, ofertando, também, serviços psicológicos, jurídicos e de assistência social. O papel de apoio e orientação às mulheres prevê, principalmente, o enfrentamento à violência contra a mulher e o feminicídio. A finalização da campanha Agosto Lilás – Feminicídio Zero será no sábado, 31, convidando todos os visitantes a participarem da mobilização pelo fim da morte de mulheres em razão do gênero.

Secretária de Estado da Mulher, Márdhia El-Shawwa Pereira, ressalta importância da presença da instituição na Expoacre. Foto: Franklin Lima/Semulher

Ao longo de todo o mês, ações de conscientização sobre o enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher e contra o feminicídio, foram realizadas em parceria com os órgãos, instituições e autoridades parceiras, além da sociedade civil. As ações da Unidade Móvel de Atendimento à Mulher, o Ônibus Lilás, também foram intensificadas e desenvolvidas durante toda a campanha, na capital e nas cidades do interior do estado.

“Campanhas de conscientização são ferramentas poderosas nesse contexto. Por meio das nossas palestras, distribuição de materiais informativos e rodas de conversa conseguimos educar o público sobre diferentes formas de violência, desde a física até a psicológica, patrimonial, moral e sexual, que muitas vezes passam despercebidas. Abordamos como a Lei Maria da Penha e outras legislações protegem as mulheres, reforçando a importância da denúncia e do rompimento do ciclo de violência. Agora, levaremos isso para a Expoacre”, destacou a diretora de Políticas para Mulheres, Joelda Pais.

Em adição à feira de agronegócio como um local de empreendedorismo e inovação, ela oferece uma plataforma para o enfrentamento da violência contra a mulher, comprometida em fornecer informação, apoio e empoderamento, integrando serviços de atendimento especializado e campanhas educativas e contribuindo para a construção de um ambiente mais seguro e justo para todas as mulheres.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Tribunal de Contas do Acre monitora cheia do Igarapé São Francisco e reforça acompanhamento das ações públicas em Rio Branco

Raimundo Souza

Mailza Assis escolhe Mário Sérgio como novo conselheiro do TCE-AC

Redacao

Vice-governadora Mailza se reúne com presidente da Federação de Futebol do Acre e reafirma parcerias em projetos sociais

Jamile Romano

Governo realiza mais de 900 atendimentos na capital e interior, com cirurgias e mutirões de saúde mental e exames, neste sábado

Raimundo Souza

Em Sena Madureira, Iapen promove ressocialização por meio de trabalho com marcenaria

Redacao

Ação de vacinação da Prefeitura de Rio Branco contra meningite resulta na imunização de cerca de mil pessoas

Marcio Nunes