25.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
AcreGeral

MPAC visita arena do rodeio da Expoacre 2024 e emite recomendação para proteção dos animais

Fotos: Gabriel Vitorino (estagiário)

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio do grupo de trabalho instituído para atuar durante a Expoacre 2024 e da Promotoria Especializada de Defesa do Meio Ambiente da Bacia Hidrográfica do Baixo Acre, realizou na manhã desta quinta-feira (29) uma visita à arena do rodeio da Expoacre 2024.

Fotos: Gabriel Vitorino (estagiário)

A ação teve como objetivo avaliar a estrutura do local, como parte das atividades do inquérito civil instaurado para acompanhar e garantir as medidas necessárias que visam evitar maus-tratos aos animais durante o evento, que acontecerá entre os dias 31 de agosto e 8 de setembro de 2024, no Parque Wildy Viana, em Rio Branco.

Participaram da visita o coordenador do grupo designado para acompanhar e fiscalizar o evento, procurador de Justiça Carlos Maia, o procurador de Justiça Getúlio Barbosa e o promotor de Justiça Alekine Lopes, além de equipes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e da Secretaria de Estado de Agricultura.

Durante a visita, foram discutidos problemas ocorridos em edições passadas, como a exposição dos animais a som alto, a presença de pregos nos corredores por onde os animais passam e o uso de instrumentos de choque. Os organizadores do evento afirmaram que esses problemas foram devidamente solucionados e não voltarão a ocorrer.

Fotos: Gabriel Vitorino (estagiário)

Além da visita, o MPAC emitiu uma recomendação no último dia 26 com o intuito de orientar e exigir providências dos organizadores do evento quanto à proteção dos animais durante a 49ª edição da Expoacre.

A recomendação destaca a necessidade de medidas para garantir o bem-estar dos animais, tanto na Cavalgada, que abrirá o evento, quanto no rodeio e nas demais atividades. Dentre as orientações, incluem-se a identificação e credenciamento dos animais participantes, a proibição de práticas que possam causar sofrimento, e a exigência de documentação veterinária atualizada.

Fotos: Gabriel Vitorino (estagiário)

Ministério Publico – AC

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Primeiro Festival da Macaxeira promete alavancar a Economia no Acre

Marcio Nunes

Com as Rotas de Integração Sul-Americana, acesso do Acre ao pacífico é chave para desenvolvimento econômico

Jamile Romano

Presídio feminino de Cruzeiro do Sul deverá receber novas instalações

Redacao

MPAC realiza inspeção na ETA II e verifica medidas para normalizar o abastecimento de água

Jamile Romano

Detrans fazem alerta para golpe da notificação sobre suspensão de CNH

Jamile Romano

Saerb inicia série de visitas educativas aos comércios sobre descarte consciente de óleo

Jamile Romano