23.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Governo do Estado intercede pela reabertura de ramal que tira Porto Walter do isolamento terrestre

Publicado em 21/08/2024

O governador Gladson Cameli participou de audiência virtual com a desembargadora Ana Carolina Roman, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), nesta quarta-feira, 21, em Brasília (DF), para tratar da reabertura do ramal que liga os municípios de Porto Walter e Rodrigues Alves. Desde julho deste ano, uma liminar da justiça impede a realização de obras e a operação de balsas em rios e igarapés que cortam a estrada.

Governo do Estado intercedeu, nesta quarta-feira, 21, pela reabertura de ramal que tira Porto Walter do isolamento terrestre. Foto: Diego Gurgel/Secom

Durante a reunião com a magistrada, o governante relatou as dificuldades enfrentadas pelos moradores da região. O estado passa por uma seca severa, o que tem comprometido a navegabilidade, por conta dos baixos níveis dos rios. Porto Walter é um dos quatros municípios acreanos que não possuem acesso terrestre.

“A população daquela cidade tem sofrido muito por causa da seca. A realidade da Amazônia é completamente diferente das outras regiões do nosso país. Como governador, venho interceder para que a justiça analise a situação e tome uma decisão que nos ajude a superar as dificuldades dos moradores de Porto Walter”, afirmou o chefe do Poder Executivo.

Governador Gladson Cameli relatou dificuldades enfrentadas pelos moradores da região por conta da seca severa que afeta o Acre. Foto: Diego Gurgel/Secom

Principal meio de acesso ao município, o Rio Juruá, em alguns trechos está com um nível de apenas 20 centímetros. Embarcações levam até uma semana para chegar a Porto Walter. A cidade, que utiliza termoelétricas para a geração de energia elétrica, corre risco de apagão, devido a dificuldade de abastecimento de óleo diesel. A seca tem impactado ainda a subida no preço dos alimentos. O quilo do frango, por exemplo, chega a custar R$ 22 no comércio local.

O deputado federal Zezinho Barbary também acompanhou a reunião. O parlamentar, que já foi prefeito do município, reforçou o pedido feito pelo governador. “O que desejamos é a sensibilidade da justiça em favor dos moradores de Porto Walter. Seja na zona urbana ou na zona rural, o povo tem sofrido bastante com essa situação”, pontuou.

Deputado Federal Zezinho Barbary reforçou a necessidade de reabertura do ramal para a população de Porto Walter. Foto: Diego Gurgel/Secom

A Procuradoria-Geral do Estado (PGE-AC) já apresentou uma contraminuta à ação interposta pelo Ministério Público Federal. Conforme explicou a desembargadora Ana Carolina Roman, dentro de 30 dias, uma das turmas do TRF1 decidirá pela suspensão ou continuidade da liminar judicial.

Participaram da reunião o procurador João Paulo Setti e o chefe do Gabinete do Governador, José Messias.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Secretaria da Mulher realiza ação de conscientização na última noite do Carnaval da Família, em Rio Branco

Raimundo Souza

Publicado edital para o cargo de juiz para a Vara Estadual do Juiz das Garantias

Jamile Romano

Em 24hs Acre recebe 218 queixas eleitorais através do aplicativo Pardal, administrado pela Justiça Eleitoral.

Raimundo Souza

Polícia apreende em Mato Grosso do Sul menor envolvido em crime Bárbaro no bairro Taquarí

Jamile Romano

O governador Gladson Cameli presenteia o prefeito Tião Bocalom e sua noiva Kellen antes do casamento

Raimundo Souza

Delegado-Geral e Polícia Judiciária da Força Nacional dialogam sobre o fortalecimento da Delegacia de Homicídios no Acre

Jamile Romano