24.3 C
Rio Branco
sábado, 19 de abril de 2025
O RIO BRANCO
Artigos do NarcisoColunistas

Ética e estética

Atualizada em 14/08/2024 09:09

   A ética profissional é indispensável, e também, a estética, posto que, ambas se retro-alimentam.    

          A ética ajuda a desenvolver o respeito e a solidariedade humana, já a estética diz respeito à capacidade humana de perceber as belezas que existe no mundo. Portanto, não basta que um bom educador seja ético. No  pensamento do metafísico de Foucault, a arte que não esteja relacionada com a vida dos indivíduos, só com os objetos, não é considerada como arte.

        A ética profissional é esteticamente fundamental para garantir a segurança, a privacidade e a satisfação dos seus clientes. Seus profissionais devem ser respeitosos, seguros e comprometidos com a qualidade dos serviços que fornecem.

       Três princípios são fundamentais para quem busca ser ético na área da estética: 01-Respeitar a individualidade e os direitos fundamentais da pessoa humana. 02- Saber ouvir seu cliente demonstrando empatia. 03- Respeitar as convicções religiosas, políticas e filosóficas de todas as pessoas.

       Quem, ocasional ou costumeiramente, vem visitando o indisciplinado e desrespeitoso mundo das nossas redes sociais irá concluir que,  em oposição as informações úteis e necessárias, num crescendo, os chamados blogueiros de aluguel só tem apequenado a importância da internet, esta por certo, enquanto meio de comunicações, a mais importante e surpreendente invenção humana.

       No mundo inteiro e em particular no nosso país, os blogueiros de aluguel, sobretudo àqueles que produzem as mais estapafúrdias fake News, com relativa facilidade estão sendo encontrados e exercendo suas indignas funções, e não por acaso, ocupando as funções e sendo melhores remunerados que os marqueteiros de outrora.

         Para que tais blogueiros não se sentam homenageados, omito seus próprios nomes e, sobretudo, dos blogs para os quais emprestam seus serviços, afinal de contas e para nossa infelicidade, a nossa atividade política já se tornou a principal vítima de tais mais perversas fake News.

      Com o propósito de avaliar o comportamento dos veiculadores de fake News, não raramente e em razão dos tiroteios que tem os mesmos provocam,  os lulistas de um lado e os bolsonaristas de outro, que não vamos encontrar nenhum herói nesta indigesta polarização.

        Não se trata de censura, por sê-la incompatível com a nossa democracia, entretanto, urge que as nossas plataformas digitais sejam regulamentadas, a exemplo do que já está acontecendo nas melhores democracias do mundo, do contrário, não apenas o ex-presidente Jair Bolsonaro, assim como o atual presidente Lula, mas todos aqueles que adentrarem no nosso ambiente político verão, se vivos estiverem, que vão logo se preparando para terem suas reputações assassinadas.

Artigos Relacionados

Pesquisas eleitorais

Jamile Romano

O senhor da razão

Jamile Romano

Para que servem

Jamile Romano

 Algo raro em grandes capitais que (inevitavelmente) espelham a política nacional

Jamile Romano

Não pode existir

Jamile Romano

Carnaval de Rio Branco

Rubedna Braga