24.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
AcreGeral

Detran utiliza o encanto do teatro para ensinar as regras do trânsito durante Expoacre Juruá

Ensinar a respeitar a vida no trânsito desde a infância é uma das estratégias do Detraa/AC para promover a paz nas vias. Foto Maryeli Sousa

Olhares atentos e sorriso de encantamento, são as expressões de crianças e adultos que assistem ao teatro no estande do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/AC) na Expoacre Juruá.

Durante as cinco noites de feira duas peças teatrais são apresentas: “Aladim em Um Passeio pelo Trânsito” e “A Bela e a Fera e os perigos no trânsito”. Com enredos envolventes que não só divertem, mas também ensinam.

“O foco do teatro é ensinar as regras de circulação, principalmente para as crianças, plantando a sementinha da conscientização com intenção de que eles cresçam sabendo que as leis de trânsito existem para proteger a vida e devem ser respeitadas tanto por pedestres como por condutores”, explicou a coordenadora de Educação do Detran, Cléia Machado.

Com personagens das histórias infantis clássicas, o Detran chama a atenção das crianças e promove a educação para o trânsito. Foto: Maryeli Sousa

As peças teatrais levam as crianças a compreenderem os perigos de andar nas vias desacompanhadas e sem a devida atenção, assim como a importância de atravessar a rua na faixa de pedestres e respeitando o semáforo. Além de ensinar sobre o equipamento sinalizador para veículos, uso correto do capacete, cinto de segurança, dentre outros itens de segurança.

A estudante Maiara Galdino, levou duas sobrinhas para assistirem uma das apresentações e aprovou o espetáculo. “Achei muito importante porque as crianças aprendem sobre trânsito seguro e se divertem muito”, pontua a estudante.

A pequena Evelyn Khiara de apenas 10 anos, já aprendeu como deve se comportar nas vias: “Tem que respeitar os sinais de trânsito e não pode atravessar de qualquer jeito. Tem que esperar o semáforo e passar na faixa”, destacou a menina.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Com mais de R$ 1,4 milhão em negócios Estado e moveleiros comemoram resultados da Feira Arte da Floresta

Raimundo Souza

Cidades do Acre recebem mais de R$ 1,3 milhão para assistência farmacêutica no SUS

Jamile Romano

Com modelo de desenvolvimento sustentável do Povo Puyanawa, Acre foi destaque no portal da Organização das Nações Unidas

Jamile Romano

Moraes não intima testemunhas de defesa e deixa lacuna para acusados por golpe

Raimundo Souza

MEC lança aplicativo com questões para estudo do Enem

Raimundo Souza

Estudantes poderão renegociar dívidas do Fies a partir de novembro

Jamile Romano