25.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 5 de maio de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Governo apresenta Plano Plurianual 2024-2027 e PLOA 2024 aos deputados

Atualizada em 07/12/2023 15:32

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan), apresentou nesta quinta-feira, 7, em audiência pública na Assembleia Legislativa (Aleac), em Rio Branco, o Projeto do Plano Plurianual (PPA) para o quadriênio 2024-2027 e o Projeto de Lei Orçamentária Anual 2024 (PLOA). Após as considerações em audiência, o plano passará por votação e aprovação dos parlamentares, com a sanção do governador Gladson Cameli na última etapa do processo.

“Estamos no caminho certo de uma governança colaborativa, em que as pessoas se sentem à vontade para participar, discutir, colocar suas sugestões. Foi construído um PPA participativo, com o chamamento da população e a participação de todas as instituições”, afirma o secretário de Planejamento, Ricardo Brandão.

Instrumento de planejamento orçamentário para o governo, o PPA estabelece as metas para os próximos quatro anos da atual gestão e abrange uma análise da realidade socioeconômica do estado do Acre. O plano levanta ainda diretrizes e objetivos estratégicos que devem ser utilizados para alcançar metas e ações estabelecidas.

Para elaboração do PPA, foram realizadas plenárias entre os meses de junho e agosto. A população pôde opinar em seis eixos de discussão. A partir do PPA, são definidas a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA), conferindo solidez à execução do orçamento estadual. Uma vez aprovado pela Aleac, o plano se torna o principal instrumento de planejamento e gestão do governo estadual, direcionando a alocação dos recursos públicos e a implementação das políticas governamentais ao longo dos quatro anos de sua vigência.

Para o diretor de Planejamento da Seplan, Wagner Sena, a plenária é a validação de todo o processo de construção do PPA: “Essa audiência é para encerrar o ano com chave de ouro. O governador Gladson Cameli nos desafiou a visitar os 22 municípios e, a partir de um trabalho conjunto com as outras secretarias de Estado, fizemos a escuta da população. A audiência pública é um momento de mostrarmos o resultado dessa escuta à sociedade, num processo de construção do planejamento e como é que isso vai se refletir no orçamento do ano de 2024”.

O plano é totalmente voltado % para desenvolvimento sustentável e ambiental do Acre, alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). O princípio básico do PPA foi a integração de todos os instrumentos de planejamento de governo, como a Agenda Acre 10 anos, o Plano Estratégico de Governo e os planos setoriais das principais das áreas de gestão.

[Agência de Notícias do Acre]

Artigos Relacionados

Caixa lança edital de concurso com 3,2 mil vagas para técnicos

Jamile Romano

Governo fortalece ações para proteger e resguardar direitos do público feminino

Marcio Nunes

Acre atrai interesse de grupo empresarial mineiro com incentivos fiscais e estrutura logística do Estado

Marcio Nunes

Plácido de Castro celebra 48 anos de história!

Raimundo Souza

Secretaria da Mulher realiza ação de conscientização na última noite do Carnaval da Família, em Rio Branco

Raimundo Souza

Por decisão do STF, Antônio Aquino, o “Toniquim” volta à vice-presidência da CBF

Jamile Romano