25.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Ex-governador Tião Viana alerta sobre doença transmitida por Caramujos

Em uma publicação nas redes sociais, o ex-governador Tião Viana alerta para o perigo: “Caramujos se alimentam das fezes de ratos infectados com o parasita, assim, ficam portadores e contaminantes. Capaz de se alimentar de diversos tipos de plantas ornamentais, verduras e frutas”.

Esse foi o alerta para a população acreana sobre a meningite transmitida por caramujos – meningite eosinofílica que está crescendo no estado.

Na mesma publicação Tião Viana chama atenção para o pós fase aguda a dor de cabeça pode persistir por longos períodos e esclarece que esse tipo de meningite tem uma taxa de mortalidade de 3%.

O tratamento mais eficaz são analgésicos, corticóides e remoção de líquido cefalorraquidiano em intervalos frequentes para reduzir a pressão no sistema nervoso central

angiostrongylus cantonensis

O parasita, angiostrongylus cantonensis, presente nos caramujos, foi importado por cooperativas do Paraná na década de 80 no intuito de comercializá-los como uma alternativa culinária em substituição ao escargot.

A doença que tem como principais sintomas dor de cabeça intensa, febre, rigidez de nuca, vômitos, desorientação, convulsões pode levar a pessoa ao coma.

 

Compartilhe:

Artigos Relacionados

União cede imóvel para Colônia de Pescadores de Feijó e fortalece projeto ‘Pesca mais Feijó’

Kevin Souza

Participando de eventos no Acre, Jorge Viana anuncia auxílio de 4,5 mil para produtores atingidos pela cheia

Marcio Nunes

Rio Acre chega aos 16 metros na capital; 51 mil pessoas já foram afetadas

Jamile Romano

Prefeitura de Rio Branco realiza evento em alusão ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

Marcio Nunes

Concurso Público Unificado: mais de 120 militares da PM, Força Nacional e Gefron fazem a segurança nos locais de prova no Acre

Jamile Romano

Assistência social certifica 96 profissionais para aprimorar serviços sociais no Acre

Raimundo Souza