29.6 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de maio de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Acre destaca o papel do governo federal na consolidação da rota Quadrante Rondon

Atualizada em 03/07/2024 17:08

O Estado do Acre, por meio da Secretaria de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), destacou na manhã desta quarta-feira, 3, o papel do governo federal na consolidação da rota Quadrante Rondon, principal via de integração com o Peru. Durante participação na audiência pública no Senado Federal, no último dia 2, a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, voltou a citar o corredor binacional como fundamental para os estados do Acre e Rondônia, pela ligação com os portos de Lima (Peru) e, principalmente, pelo acesso dos portos chilenos. A ministra também defendeu a importância da rota para a Bolívia, que não tem acesso ao atlântico. “Ninguém vai conseguir competir com o Brasil no mundo, no que se refere à nossa fronteira agrícola”, disse.

O titular da Seict, Assurbanípal Mesquita, afirmou que o papel do governo federal em coordenar os esforços para consolidação dos corredores bioceânicos como rotas de desenvolvimento e logística garante competitividade à economia do Norte.

“Enxergamos com muito otimismo o trabalho da ministra Simone Tebet na coordenação do projeto de integração sul-americano. A Quadrante Rondon tem como potencial a exportação de alimentos, máquinas, equipamentos de bens e de consumo final para o Peru, Bolívia e Chile, além do mercado asiático”, analisou Mesquita.

Ainda de acordo com o titular da Seict, a governança dos corredores é um processo complexo que requer o envolvimento constante das instituições públicas e do setor privado, a fim de promover e facilitar a colaboração. “Envolve tanto relações e confiabilidade, quanto garantias de que os serviços e a infraestrutura estejam operando”, observou.

Mesquita destacou que, nesse sentido, o Acre, com apoio do governador Gladson Cameli e da Assembleia Legislativa, associações e federações do setor produtivo, vem se posicionando de maneira estratégica nas mais diversas instâncias de discussão e decisão, tanto no âmbito das ações do governo federal quanto no âmbito internacional, sobre os programas e projetos de investimentos e estruturação da referida rota.

“O evento que a Seplan e a Seict programaram para os dias 9 e 10 de julho é mais um passo importante na consolidação desse projeto. Vamos reunir os principais atores nacionais e internacionais ligados ao tema, bem como um conjunto de técnicos e pesquisadores para discutir os problemas e soluções, com o objetivo de avançar nas ações necessárias para a consolidação do corredor”, concluiu.

[Agência de Notícias do Acre]

Artigos Relacionados

Deracre e Exército Brasileiro tratam da manutenção na pista de pouso de Santa Rosa do Purus

Marcio Nunes

Urap Roney Meireles estará fechada para atendimento ao público, neste sábado

Raimundo Souza

Operação Servilis: PF e outras polícias do Acre bloqueiam mais de R$ 170 milhões em bens

Jamile Romano

Do Acre, apenas Socorro Neri vota contra veto de Bolsonaro à lei que puniria fake news em eleições

Jamile Romano

Com tecnologia de ponta, Acre realiza pela primeira vez na história neurocirurgia com paciente acordado

Marcio Nunes

Segurança Pública oferece cursos profissionalizantes para reintegração social de jovens e adolescentes do sistema socioeducativo

Jamile Romano