30.3 C
Rio Branco
sábado, 19 de abril de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Projeto de ressocialização da Unidade Penitenciária Feminina de Tarauacá ensina crochê para reeducandas

Atualizada em 03/07/2024 09:51

Na Unidade Penitenciária Feminina de Tarauacá é desenvolvido o projeto “Borboletas, Artes e Crochê”, que ensina as detentas a fazer tapetes, sousplat, capas de bebedouro e até redes, entre outros itens de decoração, todos feitos de crochê. A iniciativa foi idealizada por uma policial penal da unidade e aprovada pelo Poder Judiciário para receber o apoio financeiro das penas pecuniárias.

Além das habilidades no artesanato, que as detentas podem aprender e, futuramente, transformar em uma fonte de renda quando retornarem à sociedade, trabalhar com o crochê no projeto também ajuda na remissão da pena.

Uma das reeducandas, E. D. N., explica que começou no projeto apenas pela remissão de pena, mas que a evolução no crochê fez ela querer mudar de vida: “Antes, eu trabalhava só pra remir, mas agora, com a nossa evolução, está me incentivando pra quando eu sair daqui não voltar mais. Quem olha e acha que é fácil, não é, porque a gente erra, a gente desmancha, a gente pensa em desistir, mas a gente lembra que é do começo, é errando que aprendemos, tanto no trabalho, no artesanato, como também na vida”.

A policial penal Luciléia dos Santos de Paula, que criou o “Borboletas, Artes e Crochê” e ensina as reeducandas, sempre teve o crochê presente na própria vida, mas pensou no projeto para as privadas de liberdade após ir trabalhar na unidade feminina e perceber o abandono das reeducandas, que não recebiam muitas visitas, de cônjuges ou familiares, e as dificuldades financeiras que muitas passavam. Ela explica que a motivação para o projeto veio após sofrer um câncer em 2016 e não conseguir mais realizar suas tarefas normalmente. Então, tentou encontrar outras formas de se sentir útil: “Eu já tinha essa aptidão com crochê, então por que não ensinar? Eu gosto de ensinar. Tudo o que você aprende, você deve repassar”.

[Agência de Notícias do Acre]

Artigos Relacionados

Gabinete de Crise se reúne em Cruzeiro do Sul para debater ações prioritárias no enfrentamento a seca extrema

Marcio Nunes

Boletim da seca – nível dos rios, qualidade do ar e previsão do tempo – 1º de outubro

Jamile Romano

Nova friagem: temperaturas voltam a ficar amenas em todo o Acre; veja previsão

Jamile Romano

Novos insumos chegam a Marechal Thaumaturgo para construção da passarela sobre o Rio Amônia

Marcio Nunes

Governo Federal declara situação de escassez hídrica em rio do Acre por conta da seca

Jamile Romano

Valor arrecadado pelo estacionamento na Expoacre será destinado para causas sociais

Raimundo Souza