31.3 C
Rio Branco
terça-feira, 6 de maio de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Justiça acreana decide que plano de saúde não deve cancelar contrato de beneficiário diagnosticado com espectro autista

Atualizada em 20/06/2024 08:43

O juízo da 1ª Vara Cível da Comarca de Rio Branco, concedeu liminar para que um plano de saúde mantenha o contrato do beneficiário diagnosticado com espectro autista, devido sua mudança para o Estado do Acre, sob pena de multa horária no valor de R$ 5 mil em caso de descumprimento.

A juíza de Direito, Zenice Cardozo, também requereu com urgência e sem restrição de cobertura das terapias e que a operadora da cidade de destino aceite a portabilidade sem restrições, sem cobranças de carências já cumpridas e sem coparticipação nas terapias, sob pena de multa no valor de R$ 500, limitada a 15 dias.

Nos autos, o requerente diagnosticado com transtorno do espectro autista, necessitando de terapias multidisciplinares, custeadas integralmente pela operadora de saúde, devido ao alto custo, alega que a requerida informou sobre o cancelamento do contrato, sem qualquer justificativa.

A requerida justifica que não é possível a portabilidade para um plano familiar e nem para outra unidade federativa, pelo fato do beneficiário não residir na cidade de Fortaleza–CE.

A magistrada considera que os planos de saúde e as operadoras podem cancelar os contratos de planos coletivos, desde que o cancelamento seja comunicado com 60 dias de antecedência, entretanto, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), afirma que esse prazo mínimo de aviso precisa estar em contrato, entretanto, não consta nos autos o contrato originário firmado entre as partes.

Da decisão cabe recurso.

Processo n.º 0706628-20.2024.8.01.0001

[TJ/AC]

Artigos Relacionados

Programa Olhar Digital entrega óculos para estudantes em Rio Branco

Marcio Nunes

Abertas as inscrições para o Casamento Coletivo do Projeto Cidadão em Feijó

Jamile Romano

Acre lança programa Mentes Azuis e fortalece inclusão e apoio às crianças autistas

Jamile Romano

Em Cruzeiro do Sul, vice-governadora Mailza defende o fortalecimento de laços entre o governo e cooperativas

Marcio Nunes

Sebrae e Seagri promovem evento “Agricultura em debate: Por que plantar cacau?”

Jamile Romano

Sema e Imac levam ações educativas a estudantes de escola na APA do Lago do Amapá

Marcio Nunes