24.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Comarca de Tarauacá institui protocolo de atendimento para casos suspeitos de abuso e exploração infantil

A Comarca de Tarauacá, por meio da Portaria nº. 2544/2024, instituiu protocolo de atendimento para casos suspeitos de abuso infantil e exploração sexual de crianças e adolescentes. O documento publicado nesta terça-feira, 18, no Diário da Justiça, visa minimizar os danos causados às vítimas de violência e padronizar o procedimento do depoimento.

Conforme a Portaria, a Rede de Proteção de Crianças e Adolescentes ao receber revelação espontânea de abuso ou exploração sexual deverá encaminhar um relatório à Autoridade Policial, que será responsável de enviar o inquérito ao Ministério Público, para ajuizamento da Ação Cautelar de Produção de Prova Antecipada.

O documento, a fim de evitar a revitimização de crianças e adolescentes, também desautoriza servidoras e servidores da Rede de Proteção de realizar entrevista investigativa. Sendo os profissionais de Psicologia ou Assistência Social do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) responsáveis por colher o depoimento.

No caso de vítimas indígenas, a Comarca assegurará a presença de intérprete ou antropólogo na entrevista, para garantir a comunicação adequada sobre as informações dadas e os procedimentos cabíveis na apuração do crime.

O texto garante ao entrevistador encaminhar as vítimas e seus familiares para serviços especializados do Sistema Único de Assistência Social (Suas), como o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).

Assinada pela juíza da Vara Criminal de Tarauacá, Stéphanie Winck, a Portaria nº. 2544/2024 está disponível na edição nº.  7559 do Diário da Justiça (pág. 226 a 228).

 

[Assessoria]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Prefeitura de Rio Branco intensifica combate à Dengue, Zika e Chikungunya no bairro Calafate

Marcio Nunes

Educar para a paz é nosso compromisso

Raimundo Souza

Sebrae no Acre apoia realização do Acre Graffiti – 3° Festival Internacional de Culturas Urbanas

Jamile Romano

DPE ajuíza ação civil pública contra prática abusiva de descontos em benefícios previdenciários no Acre

Jamile Romano

MPAC acompanha ações de saúde na Comunidade do Rio Gregório, em Tarauacá

Jamile Romano

Polícia Civil do Acre contrata novos estagiários para ampliar atendimento

Marcio Nunes