23.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Política

Paraná Pesquisas: Rejeição ao governo Lula supera aprovação

Publicado em 25/05/2024

Quase 50% dos entrevistados desaprovam a gestão do petista

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva Foto: EFE/Andre Borges

O novo levantamento do instituto Paraná Pesquisas mostra que a rejeição ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) continua maior que a aprovação. De acordo com os resultados do estudo, 49,6% dos entrevistados desaprovam a gestão petista, enquanto 46,2% aprovam. Outros 4,2% não sabem ou não responderam.

O levantamento ouviu pessoalmente 2.020 eleitores em 160 cidades entre os dias 27 de abril e 1° de maio. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais e o índice de confiabilidade é de 95%.

Comparado à pesquisa anterior feita pelo instituto, em março, a rejeição do presidente oscilou para cima em 0,8%. A aprovação, por sua vez, recuou 0,4%, percentual que também está dentro da margem de erro.

Para 31,9% dos brasileiros, a gestão de Lula é ótima ou boa, um ponto percentual a menos do que o estimado em março. Por outro lado, 41,1% consideram a administração petista ruim ou péssima, uma oscilação para cima de 0,6% em comparação à pesquisa anterior. Outros 26% acham que o governo federal faz um trabalho regular.

O instituto Paraná Pesquisas perguntou aos eleitores quais as principais falhas que o governo Lula já cometeu ou está cometendo na atualidade. Os assuntos mais citados foram o aumento de impostos (6,2%), a falta de controle da inflação (4,4%) e a falta de combate à corrupção (4,3%).

Já as medidas positivas mais lembradas pelos eleitores foram o investimento em programas de transferência de renda aos mais carentes (7,9%), as verbas destinadas para a melhoria da educação pública (6,4%) e o impulsionamento do Minha Casa, Minha Vida (4,4%).

REJEIÇÃO POR RECORTES

A popularidade de Lula é maior entre as mulheres, grupo no qual 52,3% aprovam a gestão petista e 42,7% desaprovam. Entre os homens, o cenário é o oposto: 57,3% avaliam negativamente o governo e 39,5% julgam positivamente a gestão do chefe do Executivo.

Tradicional reduto petista, o Nordeste é a única região do País onde a aprovação de Lula é maior que a rejeição. Por lá, 56,9% aprovam o presidente e 38,1% o rejeitam.

A região Sul é onde Lula concentra a maior avaliação negativa, com 60,3%. Outros 37,7% aprovam o governo. No Sudeste, o petista é aprovado por 45,1% e rejeitado por 50,4%

No Norte e no Centro-Oeste, a aprovação do presidente é de 37,6% e a rejeição é de 58,1%.

Fonte: Pleno News *AE

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Fux vota para absolver dois réus do 8 de Janeiro por crimes contra a democracia

Raimundo Souza

Senado oficializa afastamento de Marcos do Val por 115 dias

Kevin Souza

CNN/Atlas: Desaprovação de Lula tem pior índice de série histórica

Raimundo Souza

Motta se pronuncia sobre megaoperação no RJ que deixou 64 mortos

Raimundo Souza

Militância do 15 lota entrada do Calafate em apoio a Marcus Alexandre prefeito

Raimundo Souza

Marcus Alexandre inaugura Casas 15, recebe apoio da população e garante investimentos para o Segundo Distrito

Raimundo Souza