27.3 C
Rio Branco
quinta-feira, 26 de fevereiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Governo do Acre abre inscrições para a 2ª edição do Concurso de Qualidade do Café

Publicado em 22/05/2024

A Secretaria de Estado de Agricultura (Seagri) anunciou na manhã desta quarta-feira, 22, a abertura das inscrições para a 2ª edição do Concurso de Qualidade do Café Robusta Amazônico do Estado do Acre, conhecido como Qualicafé. O concurso visa incentivar a produção de cafés de alta qualidade, promovendo melhores práticas agrícolas, sustentabilidade e a valorização da cultura do café na região.

O Qualicafé tem como objetivo agregar valor ao produto local e divulgar a diversidade de sabores e aromas do café acreano. O titular da pasta, Luís Tchê, valoriza: “Esta segunda edição do Qualicafé vem para reafirmar o que já vimos na primeira: o Acre produz, e com qualidade. O governo continua fazendo os investimentos em insumos, mudas e assistência técnica junto aos produtores”.

O gestor estadual também aponta que os vencedores do Qualicafé terão seu café avaliado na Semana Internacional do Café em Belo Horizonte: “O Estado investiu e teremos um estande para receber bem nossos produtores e juntos contarmos nossa história de produção sustentável”.

Os cafeicultores interessados podem se inscrever até o dia 9 de agosto, por meio do seguinte link: https://www.even3.com.br/qualicafe. A inscrição é gratuita e exige a submissão de documentos pessoais e comprovação de posse da propriedade. Amostras de café deverão ser entregues para avaliação, com cada produtor podendo inscrever apenas um lote de café.

As amostras serão codificadas, para garantir imparcialidade, e analisadas por uma comissão julgadora de degustadores certificados. Os melhores cafés serão premiados com incentivos oferecidos por patrocinadores do concurso, como equipamentos de irrigação e adubos, assim como valores em dinheiro, totalizando R$ 17.100,00. A cerimônia de premiação está prevista para o dia 25 de outubro de 2024.

O edital completo, publicado no Diário Oficial do Estado, nº 13780, especifica os critérios de avaliação e as obrigações dos participantes. Amostras desclassificadas por não atenderem aos requisitos mínimos ou apresentarem irregularidades serão eliminadas do concurso.

O evento realizado pela Seagri também conta com a parceria da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf) e da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Acre (Emater).

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Nível do Rio Acre segue em ascensão na capital e se aproxima novamente dos 12 metros, alerta Defesa Civil

Jamile Romano

Ano Letivo de 2025 tem início em Rio Branco, com 11 escolas ativas

Marcio Nunes

Escola de gastronomia da rede Ieptec lança série de oficinas gastronômicas com vagas para a população de Rio Branco

Marcio Nunes

Tião Bocalom assina a primeira ordem de serviço do Asfalta Rio Branco

Marcio Nunes

Lei que garante prioridade de matrícula em creches a filhos de mulheres vítimas de violência é sancionada em Rio Branco

Jamile Romano

Operação Adsumus tem continuidade no sistema prisional em Cruzeiro do Sul

Jamile Romano