35.3 C
Rio Branco
sexta-feira, 22 de agosto de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Governo do Acre abre inscrições para a 2ª edição do Concurso de Qualidade do Café

Publicado em 22/05/2024

A Secretaria de Estado de Agricultura (Seagri) anunciou na manhã desta quarta-feira, 22, a abertura das inscrições para a 2ª edição do Concurso de Qualidade do Café Robusta Amazônico do Estado do Acre, conhecido como Qualicafé. O concurso visa incentivar a produção de cafés de alta qualidade, promovendo melhores práticas agrícolas, sustentabilidade e a valorização da cultura do café na região.

O Qualicafé tem como objetivo agregar valor ao produto local e divulgar a diversidade de sabores e aromas do café acreano. O titular da pasta, Luís Tchê, valoriza: “Esta segunda edição do Qualicafé vem para reafirmar o que já vimos na primeira: o Acre produz, e com qualidade. O governo continua fazendo os investimentos em insumos, mudas e assistência técnica junto aos produtores”.

O gestor estadual também aponta que os vencedores do Qualicafé terão seu café avaliado na Semana Internacional do Café em Belo Horizonte: “O Estado investiu e teremos um estande para receber bem nossos produtores e juntos contarmos nossa história de produção sustentável”.

Os cafeicultores interessados podem se inscrever até o dia 9 de agosto, por meio do seguinte link: https://www.even3.com.br/qualicafe. A inscrição é gratuita e exige a submissão de documentos pessoais e comprovação de posse da propriedade. Amostras de café deverão ser entregues para avaliação, com cada produtor podendo inscrever apenas um lote de café.

As amostras serão codificadas, para garantir imparcialidade, e analisadas por uma comissão julgadora de degustadores certificados. Os melhores cafés serão premiados com incentivos oferecidos por patrocinadores do concurso, como equipamentos de irrigação e adubos, assim como valores em dinheiro, totalizando R$ 17.100,00. A cerimônia de premiação está prevista para o dia 25 de outubro de 2024.

O edital completo, publicado no Diário Oficial do Estado, nº 13780, especifica os critérios de avaliação e as obrigações dos participantes. Amostras desclassificadas por não atenderem aos requisitos mínimos ou apresentarem irregularidades serão eliminadas do concurso.

O evento realizado pela Seagri também conta com a parceria da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf) e da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Acre (Emater).

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Educação 4.0: explorando a conexão entre o futuro do trabalho, o controle interno e a nova era corporativa

Raimundo Souza

Governo inicia mutirão de cirurgias ginecológicas e transforma a vida de mulheres em Mâncio Lima

Raimundo Souza

Melhorando o abastecimento: Saerb realiza manutenção em reservatório da parte alta da cidade

Marcio Nunes

Petecão leva investimentos de R$ 2 milhões para saúde da mulher e prevenção em Tarauacá e Feijó

Marcio Nunes

Instituto de Administração Penitenciária do Acre promove ações permanentes de saúde mental para detentos

Jamile Romano

Estudo na Bacia do Rio Acre tenta solução para efeitos das mudanças climáticas no Acre

Marcio Nunes