22.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Política

Zanin é sorteado relator de ação de Bolsonaro contra inelegibilidade

Publicado em 02/01/2024

O ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF), foi sorteado para relatar o recurso apresentado pela defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) contra a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que o tornou inelegível por oito anos.

Bolsonaro foi declarado inelegível por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação durante reunião com embaixadores realizada no Palácio da Alvorada, em 18 de julho de 2022. O julgamento foi encerrado em 30 de junho com o anúncio do resultado pelo presidente do TSE, o ministro Alexandre de Moraes.

O sorteio que escolheu Zanin como relator do recurso de Bolsonaro no STF excluiu os ministros Alexandre de Moraes, Cármen Lúcia e Nunes Marques. Os magistrados não participaram pois integram o TSE e já possuírem um posicionamento sobre o caso. O sorteio aconteceu no dia 19 de dezembro.

A defesa do ex-presidente questionou em agosto a decisão junto ao TSE. No entanto, os ministros da Corte Eleitoral rejeitaram os argumentos apresentados pelos advogados de Bolsonaro e mantiveram a condenação.

 

[Metrópoles]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Decreto do governo prevê que Janja deve ser atendida pelo gabinete de Lula

Raimundo Souza

Samir Bestene lamenta falta de ajuda do governo federal durante a alagação no Estado

Jamile Romano

Em reunião com Marcus Alexandre, moradores da Travessa da Felicidade, no bairro Paz, denunciam abandono, péssimas condições das ruas e falta d’água

Raimundo Souza

Impasse sobre categorias ameaça adiar portaria que libera trabalho aos feriados

Jamile Romano

Alertado sobre queda de popularidade, Lula convoca reunião ministerial

Jamile Romano

Haddad pede que eleitores se mobilizem por reforma do Imposto de Renda

Jamile Romano