22.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Política

Zambelli quer usar lei Magnitsky contra Moraes na Itália

Publicado em 04/08/2025

A deputada federal Carla Zambelli articula, por meio de sua defesa, uma tentativa de se beneficiar da chamada Lei Magnitsky, dos Estados Unidos, para driblar a própria extradição da Itália. A deputada foi condenada no Supremo Tribunal Federal (STF) por invadir os sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

A estratégia de Zambelli, segundo integrantes do Partido Liberal (PL) ouvidos pelo blog, é alegar à Justiça italiana que a condenação no Brasil foi conduzida por um juiz que foi enquadrado na lei Magnitsky.

O objetivo é alegar ter havido perseguição política e, com isso, tentar cumprir a pena na Itália, onde Zambelli está presa. A informação foi confirmada pela coluna da Malu Gaspar, no O Globo, e confirmada pelo blog.

O plano ganhou fôlego após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sancionar o ministro Alexandre de Moraes, que conduziu o caso. Moraes foi incluído na Magnitsky após articulação de Eduardo Bolsonaro (PL-SP) em retaliação ao magistrado que conduz o processo contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por tentativa de golpe de Estado.

Há uma avalanche de matérias na Itália com repercussão da prisão de Zambelli, diz embaixador

O também ministro do STF, Gilmar Mendes, determinou, na última semana, que a Advocacia-Geral da União inclua no pedido de extradição de Zambelli o caso da perseguição armada por parte da parlamentar na véspera do segundo turno das eleições de 2022.

No PL, a avaliação é de que Zambelli não tem mais saída nem na Câmara, onde enfrenta processo de cassação, nem no Judiciário. Parte da bancada já considera o caso encerrado.

[G1 POLÍTICA]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Governo vê desgaste de Bolsonaro, impacto no Congresso e pressão da oposição por anistia

Raimundo Souza

Chegou a vez da reforma administrativa

Raimundo Souza

Eduardo Bolsonaro diz que não renunciará ao mandato de deputado

Jamile Romano

Aleac aprova projeto que aprimora condições do REFIS

Jamile Romano

Receita suspende ato do governo Bolsonaro que ampliou isenção de imposto para igrejas

Jamile Romano

Após críticas, ministro do Trabalho sinaliza apoio ao fim da escala 6×1

Raimundo Souza