23.3 C
Rio Branco
domingo, 20 de abril de 2025
O RIO BRANCO
Esportes

Yamal é alvo de racismo em vitória do Barcelona; Real Madrid e LaLiga reagem

Atualizada em 27/10/2024 09:18

Barça goleou e venceu o clássico por 4 a 0

Lamine Yamal foi alvo de racismo e xenofobia durante goleada do Barcelona sobre o Real Madrid • @fcbarcelona

LaLiga e Real Madrid reagiram fortemente, neste domingo (27), após insultos direcionados a jogadores culés durante a goleada sofrida contra o Barcelona, neste sábado (26), no Santiago Bernabéu. A mídia espanhola relatou que ​​Lamine Yamal, atacante espanhol de 17 anos com ascendência equato-guineense e marroquina, foi alvo de abusos xenófobos e racistas durante o clássico.

“LaLiga denunciará imediatamente os insultos e gestos racistas recebidos pelos jogadores do Barcelona à Seção de Crimes de Ódio da Brigada Nacional de Informação da Polícia, além de informar o Promotor Coordenador da Unidade de Crimes de Ódio e Discriminação da Procuradoria Geral do Estado. A LaLiga condena veementemente os incidentes no Santiago Bernabéu e permanece firme em compromisso de erradicar qualquer tipo de comportamento racista e ódio dentro e fora dos estádios”, afirmou a organizadora do Campeonato Espanhol.

“O Real Madrid condena veementemente qualquer tipo de comportamento que envolva racismo, xenofobia ou violência no futebol e no esporte, e lamenta profundamente os insultos que alguns torcedores proferiram ontem à noite em um dos cantos do estádio”, disseram os atuais campeões europeus em comunicado.

O Barcelona não respondeu imediatamente a um pedido de comentário da Reuters. A ministra da Migração e Inclusão da Espanha, Elma Saiz Delgado, também condenou o incidente em um comunicado.

“Os insultos racistas dirigidos a Lamine Yamal durante El Clásico são tudo o que o Governo irá combater. Não permitiremos que agressões que não toleramos em outros espaços se tornem normalizadas no esporte. Apoio total aos jogadores e à denúncia de LaLiga”, assegurou.

Recentemente, a Federação Espanhola de Futebol (RFEF) e LaLiga tomaram medidas para combater o aumento de abusos racistas com medidas que incluem fechamentos parciais de estádios.

Quatro pessoas foram presas na quinta-feira (24) sob suspeita de conduzir uma campanha de ódio online contra o atacante brasileiro Vinicius Júnior. Em junho, o Tribunal de Magistrados de Valência emitiu a primeira condenação por insultos racistas em um estádio de futebol na Espanha.

CNN Brasil

Artigos Relacionados

Cássio recusou jogo de despedida do Corinthians e se vê saindo pela “porta da frente”

Raimundo Souza

Libertadores: Flamengo goleia o Bolívar e volta à zona de classificação

Jamile Romano

Copinha Arasuper de Futsal será retomada no domingo, no Sesc

Jamile Romano

Vídeo: Segurança de Messi barra invasor que tentou foto durante jogo

Raimundo Souza

Rodada de abertura do Campeonato Acreano Sub-13 tem cinco gols em três jogos

Jamile Romano

Adem Araújo assume presidência da Federação Acreana de Futebol após morte de Antônio Aquino

Raimundo Souza