23.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
AcreGeral

Vigas da ponte sobre o Rio Tarauacá são demolidas por falhas de qualidade

Publicado em 09/10/2025

 

As vigas da obra de extensão da ponte sobre o Rio Tarauacá, na BR-364, estão sendo demolidas após apresentarem falhas de qualidade. A extensão de 70 metros da ponte, iniciada em março de 2024 com investimento superior a R$ 8 milhões, tinha previsão de conclusão em um ano, mas agora só deve ser entregue em março de 2026.

Segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), quatro vigas não atenderam à qualidade mínima exigida e estão sendo demolidas para dar lugar a novas estruturas. A responsabilidade pela reconstrução é da Construtora Matera Engenharia, do Rio Grande do Norte, que arcará integralmente com os custos da correção.

Cada viga tem 35 metros, e além da substituição das quatro condenadas, outras cinco serão construídas como parte do projeto de ampliação. A ponte, inaugurada em 2011, já passou por desmoronamentos na cabeceira nos anos de 2014 e 2022, o que motivou a atual intervenção, considerada uma solução definitiva.

O superintendente do Dnit no Acre, Ricardo Araújo, afirmou que a obra foi paralisada enquanto a empresa contestava a decisão, mas que a reconstrução já começou. “A gente sabe que é importante demais ter a qualidade na obra. Se Deus quiser, entregamos entre março e abril de 2026”, declarou.

O prolongamento da ponte é uma tentativa de corrigir um erro de engenharia identificado em um relatório do Dnit de 2016, que apontou que a estrutura original foi construída no lado errado da curva do rio, o que favoreceu os desbarrancamentos.

Somadas as obras nas pontes dos rios Purus, Tarauacá, Envira, Diabinho e Juruá, os investimentos do Estado e da União ultrapassam R$ 245 milhões.

A ponte

Extensão: 300 metros

 

Largura: 14,4 metros

 

Faixas de Rolamento: 2

 

Vão central: 104 metros

 

Gabarito de Navegação: 8 metros de altura e 50 de largura

 

Estrutura Principal: Ponte extradorso com dois planos de 8 cabos externos, vãos de 65,5 metros, 100 metros e 65,5 metros, quatro mastros de 14,9 metros, construída em balanços sucessivos.

 

Estruturas de transição: Ponte em grelha mista de vigas metálicas e laje de concreto armado com dois vãos de 35,4 metros.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

CNU 2025: locais de prova serão divulgados a partir das 18h de hoje

Redacao

Acre emite mais de 182 mil novas Carteiras de Identidade Nacional

Jamile Romano

Defensoria Pública alerta sobre tentativas de golpes via WhatsApp contra pessoas assistidas

Marcio Nunes

Flávio diz ter preço para desistir e promete ser Bolsonaro ‘mais centrado’

Raimundo Souza

Em nota, Ádem Araújo, presidente da Ffac, afirma que TJD vai investigar caso de racismo no Sub-20

Marcio Nunes

Operação Sentinela desmonta esquema de tráfico de drogas dentro do presídio de Rio Branco

Kevin Souza