22.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 17 de dezembro de 2025
O RIO BRANCO
AcreGeral

Vice-governadora Mailza reforça diálogo com empresários e anuncia prorrogação do Refis

Publicado em 17/12/2025

A vice-governadora Mailza Assis participou, nesta quarta-feira, 17, de uma reunião com empresários acreanos na Associação Comercial, Industrial, de Serviço e Agrícola do Acre (Acisa), em Rio Branco. O encontro reuniu secretários de Estado, empresários e lideranças do setor produtivo, com o objetivo de fortalecer o diálogo entre o poder público e a iniciativa privada.

A agenda integra a estratégia do governo estadual de aproximação com o empresariado, promovendo debates com diversos segmentos da economia e reafirmando o compromisso da gestão com o desenvolvimento econômico do Acre.

Durante o encontro, a vice-governadora anunciou a prorrogação do Programa de Recuperação Fiscal (Refis) do ICMS, que permite a regularização de débitos vencidos até 31 de dezembro de 2024. O programa oferece condições facilitadas para que empresas regularizem suas pendências fiscais, com descontos expressivos em juros e multas, além de opções de parcelamento acessíveis.

A vice-governadora Mailza Assis destacou a importância do diálogo permanente com o setor produtivo e ressaltou que a prorrogação do Refis é uma medida pensada para fortalecer o comércio local e garantir a manutenção de empregos no estado.

Encontro reafirma o diálogo entre o governo e o setor privado. Foto: Ingrid Kelly/Secom

“A gente está aqui nesse encontro com a Acisa justamente para fortalecer o diálogo com quem move a economia do nosso Estado. O governo do Acre fez um esforço junto à equipe técnica e decidiu prorrogar o prazo para adesão ao Refis, dando mais oportunidade para que os empresários possam regularizar suas dívidas, com descontos que chegam a até 95% à vista e diversas opções de parcelamento. Essa é uma medida pensada para fortalecer o comércio local, que garante empregos e sustenta a economia acreana”, afirmou.

Mailza também enfatizou que governo vai investir R$ 650 milhões na folha de pagamento e segunda parcela do décimo terceiro dos servidores públicos estaduais até o dia 27 de dezembro deste ano, o que vai contribuir para o aquecimento do comércio local.

O prazo de adesão ao Refis será prorrogado até 30 de março de 2026, ampliando a oportunidade para que contribuintes possam aderir ao programa. Podem ser incluídos débitos vencidos junto à Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) ou inscritos em dívida ativa, além de débitos em discussão administrativa ou judicial, inclusive aqueles que já foram objeto de parcelamentos anteriores.

Secretários de Estado, empresários e lideranças do setor produtivo participaram do evento. Foto: Ingrid Kelly/Secom

A presidente da Acisa, Patrícia Dossa, avaliou a prorrogação do Refis como uma medida fundamental para o planejamento financeiro das empresas, especialmente neste período de fim de ano, marcado por aumento de despesas e pela expectativa de um início de ano mais desafiador para o comércio local.

Presidente da Acisa, Patrícia Dossa, ao lado da vice-governadora Mailza, comemorou a prorrogação do refis. Foto: Ingrid Kelly/Secom

“A prorrogação do Refis é um grande acontecimento para nós, empresários. Chegamos ao final do ano com muitas obrigações, como o décimo terceiro, e já nos preparando para um começo de ano que, aqui no Acre, costuma ser mais fraco por conta do período de chuvas. Receber uma notícia como essa nos dá a possibilidade de nos programarmos melhor até o final de março para parcelar as dívidas, com um desconto muito significativo”, destacou.

Patrícia Dossa também aproveitou o momento para inaugurar o auditório reformado do prédio, em uma homenagem ao diretor financeiro da instituição, João Fecury, que sempre se dedicou de forma voluntária ao associativismo.

Programa Refis

Imagem Ilustrativa/Secom

O que eles disseram

“O setor de comércio e serviços precisa de um olhar mais sensível do governo.”

Presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais (Federacre), Rubenir Guerra.

“A parceria com o governo do Estado é fundamental para o crescimento do Acre.”

Presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), da Acisa, Marcello Moura.

“Atualmente, temos um ambiente de segurança, diálogo e prosperidade.”

Secretário de Estado da Casa Civil, Jonathan Donadoni.

“O governo diminuiu a distância entre os empresários criando ferramentas para auxiliar no que for preciso.”

Secretário de Estado da Fazenda, Amarísio de Freitas.

 

Confira a galeria de imagens

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Promovendo avanço na descentralização da Saúde, governo entrega serviço de hemodinâmica no Juruá

Raimundo Souza

Justiça mantém condenação de homem por publicar mensagens ofensivas em grupo de WhatsApp

Jamile Romano

Escola Fábrica de Asas retorna às aulas no Complexo Penitenciário de Rio Branco

Marcio Nunes

Moraes vai notificar Eduardo Bolsonaro em denúncia por coação

Redacao

Fundação de Amparo à Pesquisa do Acre apresenta programa de apoio a mães de autistas

Marcio Nunes

Vice-governadora Mailza Assis abre Seminário Estadual sobre Intersetorialidade do Programa Bolsa Família

Redacao