24.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
AcreGeral

Vice-governadora Mailza participa da certificação de mulheres no Centro de Referência da Mulher Brasileira, em Epitaciolândia

Um grupo de mulheres participantes dos cursos de customização de camisetas e de sandálias do Centro de Referência da Mulher Brasileira (CRAM) de Epitaciolândia, foram certificadas nesta sexta-feira, 27.

Curso é uma ação do Programa Impacta Mulher, da Secretaria de Estado da Mulher (Semulher), em parceria com a prefeitura do município Foto: Neto Lucena/Secom

O evento contou com a presença da vice-governadora do Acre, Mailza Assis, responsável pela emenda quando senadora da República, que viabilizou a construção do espaço.

Vice-governadora disse que a proteção, autonomia financeira e garantia dos direitos das mulheres através de projetos ajudam a voz para que nenhuma mulher seja invisível. Foto: Neto Lucena/Secom

Curso de customização promove empoderamento feminino e autonomia financeira

Antônia Francinete de Oliveira mora na zona rural e fez um curso de customização de sandálias. “Tô feliz porque é uma forma de ganhar a nossa independência, ter uma renda e nosso próprio negócio em casa mesmo. Adquiri mais conhecimento, conheci outras mulheres, e todos que tiver, vou fazer. Ficamos gratas a vice-governadora por pensar em nós mulheres e ajudar na qualificação. Ela é mulher e nos valoriza”, reforçando que as mulheres hoje representam um ato de grandeza ao conquistar esses espaços.

Antônia disse que expectativa é abrir o próprio negócio. Foto: Neto Lucena/Secom

Já Francisca Mourão, moradora do bairro Aeroporto, fez o curso de customização de camisetas. “Essa casa é um espaço de acolhimento. Sou mãe atípica, solo, e saio esperançosa de abrir um negócio próprio com o que aprendi aqui. E muito agradecida por ter um governo, que tá  preocupado com a vida, com o bem de nós mulheres”, disse emocionada.

Francisca disse que após concluir o curso, agora quer abrir seu pequeno negócio. Foto: Neto Lucena/Secom

“Mais uma ação que reforça o compromisso do nosso governo com as mulheres, mas também na promoção de atividades que trazem segurança, independência e autonomia. Vamos fortalecer mais  pra juntos conquistarmos mais segurança, mais independência, mais força feminina no nosso estado”, destacou Mailza, que também Secretária de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos.

Centro já funciona há um mês. Foto: Neto Lucena/Secom

A secretária de Estado da Mulher, Márdhia El-Shawwa, relembrou que o Centro entregue há um mês já está qualificando mulheres. “Estamos garantindo autonomia, independência financeira através desses cursos que o governo está proporcionando. Qualificar essas mulheres é uma forma de diminuir a violência contra todas nós”, reforçou.

Márdhia informou ainda que no inicio de agosto, serão ofertados cursos de cabeleireiro, maquiagem e operadora de caixa, tanto para as moradoras de Epitaciolândia e Brasiléia.

Além da formação, a iniciativa oferece também ferramentas de desenvolvimento pessoal e interação, competências que visam empoderar estas mulheres e incentivá-las a empreender nos seus potenciais negócios. É o caso de Sabata Nunes, que fez um curso de culinária por meio da Semulher e se tornou empreendedora com a venda de bolos caseiros.

Sabata compartilhou sua experiência de sucesso. Foto: Neto Lucena/Secom

“Tô ganhando dinheiro. Abrimos uma lojinha de entrega online, formei minha filha em medicina e hoje ela já nos ajuda a fortalecer, crescer nossas vendas. To muito feliz”, finalizou.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Governo do Acre antecipa pagamento dos servidores públicos para o dia 27

Jamile Romano

OCA realiza reunião de planejamento com foco em inovação e qualidade do atendimento ao cidadão

Jamile Romano

STF pode chancelar golpe em trabalhadores em julgamento que poucos comentam

Raimundo Souza

Após campanha de arrecadação, governo entrega mais de 2,5 mil brinquedos a crianças da Cidade do Povo

Raimundo Souza

Fantasia e alegria marcam o Carnaval da Família em Rio Branco

Raimundo Souza

MPAC participa de discussões sobre atuação da Rede de Proteção à Mulher nos municípios isolados

Jamile Romano