24.3 C
Rio Branco
sábado, 26 de abril de 2025
O RIO BRANCO
GeralMundo

Vaticano atualiza estado de saúde do papa Francisco. Leia boletim

Atualizada em 04/03/2025 16:36

Foto: Alessandra Benedetti – Corbis/Corbis via Getty Images

Segundo o Vaticano, o papa Francisco permanece sem febre e orientado. Ele está internado desde 14 de fevereiro

O Vaticano divulgou, na tarde desta terça-feira (4/3), o novo boletim médico do papa Francisco. Segundo a Santa Sé, o pontífice, de 88 anos, não apresentou episódios de insuficiência respiratória, nem broncoespasmo. Ele permaneceu sem febre, cooperativo com as terapias e orientado.

“Esta manhã, ele foi transferido para oxigenoterapia de alto fluxo e passou por fisioterapia respiratória. Hoje à noite, conforme planejado, a ventilação mecânica não invasiva será retomada até amanhã de manhã. O prognóstico permanece reservado”, diz o boletim do Vaticano.


O que é prognóstico reservado?

  • Segundo o Ministério da Saúde, o prognóstico é a previsão de como uma doença pode evoluir depois de ser diagnosticada.
  • Já o termo “prognóstico reservado” indica que o estado de saúde do paciente é grave e exige cuidados intensivos e especiais.
  • No entanto, a evolução do quadro ainda é incerta.

Na segunda-feira (3/3), a Santa Sé informou que o pontífice sofreu dois episódios de insuficiência respiratória aguda. Segundo o boletim, Francisco precisou de equipamentos para ajudar na respiração, mas não houve necessidade de intubação.

“Hoje [segunda], o Santo Padre apresentou dois episódios de insuficiência respiratória aguda, causada por acúmulo significativo de muco endobrônquico e consequente broncoespasmo. Foram, então, realizadas duas broncoscopias com necessidade de aspiração de secreções abundantes. À tarde, foi retomada a ventilação mecânica não invasiva. O Santo Padre sempre se manteve vigilante, orientado e colaborativo. O prognóstico permanece reservado”, informou o Vaticano.


Internação

  • O papa Francisco está internado desde o último dia 14 de fevereiro no Hospital Gemelli, em Roma.
  • O quadro inicial de bronquite se agravou, transformando-se em uma pneumonia que acometeu ambos os pulmões.
  • Esta é a ausência mais longa de Francisco desde o início do seu papado, em março de 2013. Os médicos do Vaticano não disseram quanto tempo pode durar o tratamento.
  • Ainda segundo a Santa Sé, o prognóstico permanece reservado, o que indica que o estado de saúde do paciente é grave e exige cuidados intensivos e especiais.

Broncoespasmo

Na sexta-feira (28/2), o pontífice apresentou a mesma condição de agravamento no quadro. Broncoespasmo é uma dificuldade aguda de respirar, que acaba provocando, na sequência, um episódio de vômito com inalação. Os médicos chamam essa aspiração do vômito de broncoaspiração.

Tanto no sábado (1º/3) quanto no domingo (2/3), Francisco não havia apresentado episódios de insuficiência respiratória aguda, problema que voltou a ocorrer ao longo nesta segunda.

Metrópoles

Artigos Relacionados

TJAC estabelece ponto facultativo na próxima sexta, 29

Jamile Romano

Sebrae no Acre recebe homenagem em celebração de 10 anos do MPAC na Comunidade

Marcio Nunes

Esther Dweck assume interinamente Ministério dos Direitos Humanos

Raimundo Souza

Empreender é uma jornada, não um destino: como chegar lá?

Raimundo Souza

Moraes concede prisão domiciliar a condenado do 8/1 com câncer

Raimundo Souza

Mutirão de saúde do governo do Acre realiza mais de 300 atendimentos e cirurgias para mulheres neste sábado

Raimundo Souza