24.3 C
Rio Branco
sábado, 19 de abril de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Vacinação contra influenza é prorrogada até janeiro

Atualizada em 29/10/2024 11:55

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde, anuncia nesta terça-feira, 29, a prorrogação da Campanha de Vacinação contra a Influenza de 2024 no estado. Inicialmente com previsão de término para 26 de outubro, a data foi prorrogada até 31 de janeiro de 2025. A medida visa ampliar o alcance da imunização da população, especialmente devido ao baixo índice de cobertura vacinal registrado até o momento.

Até agora, foram aplicadas 98.042 doses, o que corresponde a uma cobertura vacinal de apenas 22,09% do grupo prioritário, composto por crianças, idosos, gestantes, trabalhadores da saúde e pessoas com comorbidades. A população-alvo da campanha no Acre é composta por 311.069 pessoas.

Com a prorrogação, a vacinação continua disponível para toda a população a partir dos 6 meses de idade, enquanto houver doses em estoque. Atualmente, o Estado conta com 239 mil doses da vacina trivalente, distribuídas entre os 22 municípios acreanos.

A importância da vacinação

O secretário de Saúde do Acre, Pedro Pascoal, ressaltou a importância da vacinação como uma das principais formas de prevenção contra a gripe e suas complicações. “Reforçamos a vacinação contra a influenza, considerando que é uma das medidas de maior importância para proteger contra a doença, suas complicações e óbitos, além de contribuir para a redução da circulação viral na população em geral, especialmente entre os indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco”, afirmou.

A coordenadora do Programa Nacional de Imunização (PNI) no Acre, Renata Quiles, também destacou a necessidade de a população buscar a vacinação o quanto antes: “É fundamental que a população não deixe para se vacinar de última hora, principalmente com a chegada do inverno amazônico”, ressaltou.

Ações nos municípios

As secretarias municipais de saúde continuarão com as ações de vacinação contra a influenza, mantendo a prioridade para os grupos eleitos na campanha. A expectativa é aumentar a cobertura vacinal até o fim da campanha prorrogada.

A população deve procurar os postos de vacinação para garantir a imunização antes do período mais intenso de chuvas e doenças respiratórias no estado, previsto para os próximos meses.

 

[Agência de Notícias do Acre]

Artigos Relacionados

Governo realiza dois novos transplantes de córneas neste sábado na Fundhacre

Raimundo Souza

Em Senador Guiomard, governo do Acre investe R$ 900 mil e trabalha no asfaltamento da Rua Senador Adalberto Sena

Raimundo Souza

Acre participa de seminário de abertura da Expoalimentaria em Lima

Marcio Nunes

Alunos da rede municipal de Ensino participam de avaliação diagnóstica de Língua Portuguesa e Matemática

Marcio Nunes

Melhorando o abastecimento: Saerb realiza manutenção em reservatório da parte alta da cidade

Marcio Nunes

Governo do Acre apoia evento de fomento ao desenvolvimento econômico e social na Amazônia

Marcio Nunes