27.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 21 de fevereiro de 2024
O RIO BRANCO
Acre

Educação anuncia prazos de matrículas e rematrículas na rede pública estadual do Acre para 2024

Publicado em 03/01/2024 10:01

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre (SEE), divulga os prazos oficiais para o processo de matrículas e rematrículas para o ano letivo de 2024. Para facilitar o acesso e tornar mais eficiente a gestão das vagas na rede estadual, o processo será online, pelo site oficial see.ac.gov.br.

O sistema foi desenvolvido para facilitar a admissão de novos alunos e a transferência escolar de estudantes, garantindo igualdade de condições de acesso para todos. A iniciativa integra todas as escolas da rede em Rio Branco e Cruzeiro do Sul, permitindo mais eficiência e organização.

As etapas do processo se iniciam no dia 8 de janeiro, com a renovação de matrículas diretamente nas unidades de ensino. Essa fase é crucial para assegurar a continuidade dos estudos dos alunos já matriculados na rede. Na mesma data, abre-se o período de transferência interna e solicitações online de matrículas para alunos novos, permitindo a entrada de estudantes que estão fora do sistema educacional do Estado.

Além disso, haverá um período dedicado ao encaminhamento de alunos da rede municipal, seguido pela confirmação e validação das matrículas, tanto presenciais quanto online. Esse procedimento é essencial para confirmar a alocação dos alunos nas escolas designadas.

Nos demais municípios, a renovação das matrículas será realizada entre 8 e 15 de janeiro, e as transferências, entre 14 e 16 de fevereiro. Já as matrículas para novos alunos será no período de 19 de janeiro a 9 de fevereiro.

O secretário de Estado de Educação, Aberson Carvalho, enfatiza a importância da participação dos pais ou responsáveis no processo de matrícula, especialmente na etapa de confirmação e entrega de documentos necessários e ressalta que o sistema online é um avanço no acesso à educação no Acre. “Garante um processo mais transparente, ágil e acessível para toda a comunidade educacional”, afirma.

Para estudantes maiores de 18 anos, a confirmação pode ser feita individualmente.

 

[Agência de Notícias do Acre]

Artigos Relacionados

Acre tem a menor taxa de roubos dos últimos 10 anos

Jamile Romano

Presidente do TJAC assume governo do Acre

Jamile Romano

Iluminação natalina é prorrogada até o próximo domingo

Jamile Romano

Um espetáculo o ascender das luzes natalinas na praça da Revolução em Rio Branco

Marcio Nunes

Em defesa de Gladson, Pedro Longo diz que denúncia ainda não foi aceita pelo STJ

Marcio Nunes

Prefeito Tião Bocalom celebra aniversário de 141 anos da capital acreana

Jamile Romano