33.3 C
Rio Branco
sexta-feira, 18 de abril de 2025
O RIO BRANCO
Brasil

Vacina oral contra poliomielite não será mais aplicada no Brasil

Atualizada em 04/11/2024 16:44

A partir desta segunda-feira (4), o Ministério da Saúde irá substituir as duas doses de reforço da vacina oral poliomielite bivalente (VOPb), popularmente conhecida como gotinha, por uma dose da vacina inativada (VIP), que é injetável. O objetivo é alinhar o esquema vacinal às práticas já adotadas por países como os Estados Unidos e nações europeias.

Segundo o Ministério, a mudança vai garantir maior eficácia do esquema vacinal, que será exclusivo com a vacina injetável.

O novo esquema inclui três doses da vacina injetável administradas aos 2, 4 e 6 meses de idade, além de uma dose de reforço aos 15 meses. O Ministério da Saúde já enviou orientações aos estados para que preparem os municípios para a implementação das novas diretrizes.

As doses da vacina oral poliomielite bivalente que estejam lacradas em estoque nos municípios serão recolhidas pelo Ministério da Saúde até o dia 31 de novembro. A partir de hoje, apenas as doses da vacina injetável deverão estar disponíveis nas salas de vacinação.

Zé Gotinha

Apesar da substituição da vacina oral, o Ministério da Saúde garante que o personagem Zé Gotinha, criado nos anos 1980 para incentivar a adesão das famílias, continuará sendo um símbolo da imunização no país.

“O Zé Gotinha é um símbolo universal na missão de salvar vidas e um aliado importante na educação e no combate às notícias falsas. Ele seguirá firme nas ações de conscientização”, explica o diretor do Departamento do Programa Nacional de Imunizações (DPNI), Eder Gatti.

[Agência Brasil]

Artigos Relacionados

Enem 2024: começa hoje prazo para pedir reaplicação de provas

Jamile Romano

Mais Médicos: Saúde anuncia 2,2 mil novas vagas e cadastro reserva

Marcio Nunes

Empreendedora negra do Acre é finalista do programa Elas Prosperam, da Visa

Jamile Romano

Gleisi defende Janja: Qual o problema ter assessoria para cumprir seu papel?

Raimundo Souza

Jovem é assassinado após publicar foto com gesto que seria de facção criminosa

Jamile Romano

Saúde alerta para vigilância e imunização contra febre amarela

Marcio Nunes