28.3 C
Rio Branco
sábado, 19 de abril de 2025
O RIO BRANCO
Coluna EsplanadaColunistas

Um receio de crise se forja no céu de Belém quando se fala em COP-30, que será realizada no fim de 2025

Atualizada em 09/12/2024 10:24

Desafios de Helder

Um receio de crise se forja no céu de Belém quando se fala em COP-30, que será realizada no fim de 2025. Apesar do zelo da cidade e do Estado no preparo da estrutura, há três desafios enormes: os índices históricos de desmatamento no Pará (sim, ainda existe nas sombras da floresta, com madeira de lei tida como a melhor para o mercado); a falta de leitos de hotel para comitivas de quase 100 países (a ideia de navios-hotéis no rio ainda não vingou); e um fator alheio às mãos do governador Helder Barbalho (MDB), escolhido por Lula da Silva o anfitrião: a falta de acordo para uma Carta, ainda mais agora com a volta de Donald Trump à presidência dos Estados Unidos. Há risco de o evento se tornar um passeio diplomático na floresta. Há dias, foi cancelada a audiência que a Comissão de Meio Ambiente da Câmara faria para tratar da COP-30.

Ah, NY…

Não se fala em outro assunto na Esplanada além do corte de gastos: o mistério da agenda de Fernando Haddad e Simone Tebet em Nova York cancelada pelo presidente Lula da Silva. Eles viajariam com assessores para explicar o pacote a investidores, nos dias da eleição presidencial e do resultado nos EUA, numa semana “morta” para isso.

Na rota

A minirreforma de Lula da Silva pode trazer surpresas na composição da governabilidade. A despeito do partido federado com o PSDB, o deputado Arnaldo Jardim (Cid-SP) articulou filiação de 30 prefeitos paulistas ao PSD e pode ter voz na eventual escolha de um ministro da Agricultura.

Será que vai?

O que dizem entre portas amigas do ex-presidente é que Jair Bolsonaro espera a posse de Donald Trump como presidente dos Estados Unidos, dia 20 de janeiro, para correr à Embaixada americana e pedir asilo político, alegando perseguição de um ministro (não do STF). Alexandre de Moraes, o relator do inquérito dos atos antidemocráticos e otras cositas más, tem a caneta na mão para decidir a qualquer hora.

Castelinho

Algum gênio do Palácio do Planalto sugeriu retirar a placa do tradicional comitê de imprensa de homenagem a Carlos Castelo Branco, o Castelinho. Foi alertado a tempo de que se trata do grande jornalista, não do ex-presidente militar. Precisam ler mais as crônicas do Castelinho, o maior articulista político do Brasil até hoje.

Vai avançar

Defensores do jogo do bicho apostam na oficialização do secular sistema a partir de 2025, sem a chaga da contravenção penal e tudo regulamentado por agência da Fazenda. O projeto de lei já avançou no Senado, a despeito do pedido de vista e da grita da bancada cristã, e o presidente Lula da Silva diz que, passando, sancionará.

 

Artigos Relacionados

Anistia

Jamile Romano

Silas Malafaia

Jamile Romano

Tal pai, tal filho

Jamile Romano

Por um triz

Jamile Romano

Festa surpresa

Rubedna Braga

Centristas, acordem

Jamile Romano