25.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Ufac promove o evento Abril da Internacionalização de promoção à pesquisa e a mobilidade acadêmica

O evento Abril da Internacionalização começou na segunda-feira, 22, e vai até sexta-feira, 26, no Bloco do doutorado do Programa de Pós-graduação em Produção Vegetal e no Parque Zoobotânico. A ação é realizada por meio do termo de cooperação técnica com universidades internacionais e apresenta pesquisas, além de compartilhamento de informações cine tíficas entre três instituições como MontGomery Botanical Center (Flórida-EUA) Universidade de Copenhagen-Dinamarca e Royal Botanic Gardens e Kew de Londres, capital do Reino Unido.

Essa ação de internacionalização é um processo de esforço mútuo na construção do desenvolvimento científico e de mobilidade acadêmica. Tem como objetivo alcançar a excelência no ensino, pesquisa e outras atividades que as universidades realizam como parte de sua função.

“A educação internacionalizada, portanto, é importante para a plena formação da personalidade científica e favorece a compreensão mútua científica entre as instituições”, explicou a organizadora do evento, Almecina Balbino.

O evento começou com a disciplina intitulada: Fundamentos da informática para Biodiversidade, ministrada pelo professor Matheus Colli-Silva (Kew – Londres) e pela profressora Almecina Balbino (CCBN-Ufac), com o objetivo de capacitar os alunos para compreender, aplicar e explorar os princípios da Informática para Biodiversidade, visando a utilização eficaz de técnicas computacionais na análise e gestão de dados biológicos para pesquisas científicas e conservação ambiental.A equipe do Montgomery Botanical Center é composta por: Joanna M. Tucker Lima, Michael A. Calonje e Larry R. Noblick. Eles realizaram expedição botânica entre os dias 15 a 22 de abril, com objetivo de coletar amostras botânicas de espécies de palmeiras e cicadáceas nativas do Acre para aumentar a representação delas nos acervos de herbários do Acre e Brasil, dando atenção especial às espécies pouco representadas ou ausentes nos herbários, contribuindo para o enriquecimento destes acervos, bem como com a ampliação do conhecimento sobre a distribuição das espécies colhidas e o levantamento florístico da região;

A estudante da Universidade de Copenhagen, Elise Victoria Bezzelt Kidmose, está desenvolvendo uma pesquisa no Herbário Ufac. O projeto propõe a utilização de bactéria do solo Rhizobium rhizogenes. Com impactos na comunidade acadêmica e sociedade local, o método não transgênico oferece vantagens como resistência a estresses, promovendo práticas agrícolas mais sustentáveis e inovadoras.

Além das pesquisas realizadas, também ocorre o ciclo de palestra no Parque Zoobotânico para divulgar as pesquisas para os estudantes de graduação e pós-graduação da Universidade.

São parceiros no projeto o Herbário e o Laboratório de Sementes Florestais (Lasfac) do Parque Zoobotânico, o Centro de Ciências Biológicas e da natureza (CCBN), o Programa de Pós-graduação em Produção Vegetal (PPGPV ), Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (INPA-Acre) e o Grupo de Pesquisa (Panc-Ufac).

 

[UFAC]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Programa CNH Social no Acre: Aprovação Massiva e Alto Conhecimento, Aponta Pesquisa Data Control

Raimundo Souza

Polícia Civil reforça combate à violência contra a mulher com Operação Shamar

Kevin Souza

Prefeitura presta conta de distribuição de cestas básicas às famílias atingidas pela cheia do Rio Acre

Marcio Nunes

Governador celebra sucesso da Expoacre em Cruzeiro do Sul e projeta meio bilhão de reais em negócios na edição da capital

Raimundo Souza

Governadora em exercício recebe empresa que apresenta propostas na área de tecnologia e segurança

Jamile Romano

Com poucas nuvens, previsão é de temperaturas elevadas e alta umidade nesta segunda-feira (4) no Acre

Jamile Romano