23.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
BrasilGeral

TV 3.0 será sancionada nesta quarta e promete revolucionar a TV aberta no Brasil

Publicado em 27/08/2025

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, assinam nesta quarta-feira (27) o decreto que regulamenta a TV 3.0 no Brasil. A nova geração da televisão aberta, também chamada de DTV+, traz melhorias significativas, como imagem em 4K (com possibilidade de até 8K), som imersivo, interatividade e integração com a internet.

As duas primeiras transmissões experimentais estão previstas ainda para 2025, nas cidades de São Paulo e Brasília.

Com a TV 3.0, a televisão aberta se aproxima da experiência do streaming, oferecendo acesso a aplicativos, conteúdo sob demanda, login para interações em tempo real e publicidade segmentada. Para aproveitar essas novidades, será necessário ter acesso à internet, embora o sinal dos canais continue gratuito e disponível apenas com uma antena tradicional.

Uma das mudanças mais visíveis será na forma de navegar entre os canais: em vez de números, os usuários verão ícones semelhantes aos de plataformas como Netflix ou YouTube. Alguns controles remotos, inclusive, já estão sendo produzidos sem teclas numéricas.

Para receber o novo sinal, será preciso adquirir um conversor compatível com a tecnologia DTV+, que utiliza o sistema MIMO (Multiple-Input Multiple-Output), com múltiplas antenas para melhorar a recepção. O preço inicial estimado para o equipamento gira em torno de R$ 400, mas o governo acredita que os valores cairão conforme a produção aumentar. Futuramente, televisores com a tecnologia já integrada também chegarão ao mercado.

Segundo o Ministério das Comunicações, a meta é que todas as capitais brasileiras tenham cobertura da nova tecnologia até a Copa do Mundo de 2026. A transição, no entanto, será gradual: o atual sistema digital (TV 2.0) continuará em operação por um período de 10 a 15 anos, permitindo uma adaptação tranquila para os usuários.

“A TV 3.0 é um marco para a radiodifusão brasileira. Ela garante uma televisão pública, gratuita, universal, com som e imagem de altíssima qualidade, mais acessibilidade e interatividade real”, afirmou o ministro.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

SUS completa 35 anos com histórias de vida transformadas no Acre

Raimundo Souza

Candidato do Concurso da Educação no Acre Tem Participação Suspensa por Decisão Judicial

Raimundo Souza

Bets: sites ilegais começam a ser desativados. Saiba quais são

Jamile Romano

Farra do INSS: presidente de ONG investigada foi condenado por caixa 2

Raimundo Souza

Senador Bittar e o Deputado Ulysses Reagem à Prisão de Bolsonaro: Alegações de “Perseguição Política” Dominam as Redes

Raimundo Souza

Veja quem precisa declarar o imposto de renda em 2025

Raimundo Souza