25.3 C
Rio Branco
domingo, 11 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
BrasilGeralMundo

Trump ameaça impor tarifa de 200% à China caso fornecimento de ímãs aos EUA seja interrompido

Publicado em 25/08/2025

O presidente dos Estados Unidos anunciou nesta segunda‑feira, 25 de agosto de 2025, que poderá impor uma tarifa de 200% sobre produtos chineses caso Pequim não acelere o envio de ímãs de terras raras ao mercado norte-americano. A declaração foi feita durante encontro com o presidente sul‑coreano Lee Jae‑myung, no Salão Oval.

Trump ressaltou que os Estados Unidos precisam desses insumos essenciais e, caso não sejam fornecidos, será necessário impor taxas altíssimas — “algo em torno de 200%” —, embora tenha expressado confiança de que isso não se tornará necessário.

Em abril, a China passou a exigir licenciamento para exportar terras raras, incluindo ímãs, em resposta às tarifas já aplicadas pelos EUA, o que intensificou a disputa comercial entre as duas nações.  Na sequência, Pequim se comprometeu a acelerar a liberação de licenças para certas empresas norte-americanas, enquanto um acordo de trégua tarifária de 90 dias — já prorrogado duas vezes — permanece em vigor, com validade até novembro.

De acordo com a Reuters, Trump disse aos jornalistas que a China deve fornecer ímãs ou enfrentar essa taxa drástica, num movimento que ele justificou como parte de uma escalada na disputa por esses recursos estratégicos.

Já o The Daily Beast descreveu o momento como uma fala confusa, em que Trump criticou o suposto monopólio chinês sobre os ímãs e os vinculou à produção de aviões da Boeing, alegando que os EUA haviam retido peças para afetar os voos de aeronaves chinesas — embora não existam evidências públicas que sustentem essa ligação.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Justiça do AC extingue ação popular e mantém reajuste no salário de secretários de Rio Branco

Raimundo Souza

Governo federal lança ações para se antecipar a período de alta da dengue

Jamile Romano

MPAC recomenda suspensão de contratos com Instituto Upas após constatar irregularidades

Kevin Souza

Saúde Itinerante Especializado em Neuropediatria atende crianças na Vila do Incra, em Porto Acre

Raimundo Souza

Câmara aprova auxílio para alunos de baixa renda do ensino médio

Marcio Nunes

Câmara aprova texto que dificulta denúncia criminal contra parlamentar

Redacao