35.3 C
Rio Branco
sexta-feira, 22 de agosto de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Transplante de fígado no Acre tem habilitação renovada pelo Ministério da Saúde

Publicado em 07/01/2024

O credenciamento para realização do serviço de transplante hepático da Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre) foi renovado, por meio da Portaria SAES/MS N° 5, de 03 de janeiro de 2024. A publicação ocorreu na edição do Diário Oficial da União (DOU) na sexta-feira, 5, autorizando a Fundhacre a continuidade do serviço.

“Essa portaria é um reconhecimento do Ministério da Saúde, atestando que o hospital está habilitado e tem todas as condições necessárias para continuar realizando o transplante”, comenta a coordenadora de Transplantes Valéria Monteiro.

Em 2023, o serviço atingiu o recorde de transplantes de fígado no estado, com a realização de 18 procedimentos, contabilizando 80 desde o início do programa, em 2014, além de ter sido destaque a nível nacional, ficando em quarto lugar em maior número procedimentos por milhão de habitantes.

O setor conta com uma equipe multidisciplinar especializada, em atendimento de enfermagem, psicologia e apoio administrativo, para agendamento de exames de pacientes do pré e pós-transplante. “Esse acompanhamento é para toda vida, e tem um papel fundamental para a evolução e seguimento do paciente”, afirma Monteiro.

O Acre é o único estado da Região Norte que realiza o serviço de transplante hepático, e o governo do Estado vem atuando no compromisso de manter o programa em funcionamento.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Aleac debate medidas contra o aumento da violência contra a mulher no Acre

Marcio Nunes

Avenida Sabiá, Rio Branco, recebe 7 km de reparos com trabalho do Deracre e recursos próprios do Estado

Raimundo Souza

Acre garante R$ 57 milhões para a Cultura ao aderir ao Programa Nacional Aldir Blanc

Kevin Souza

Pagamento de junho dos servidores ativos do Estado já está na conta

Raimundo Souza

Com 1.473 partos prematuros este ano, Acre fortalece capacitação e conscientização para atender mães e bebês

Jamile Romano

Programa “Medicamento em Casa” leva acolhimento e qualidade de vida a pacientes de Rio Branco

Marcio Nunes