23.3 C
Rio Branco
domingo, 20 de abril de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Transplante de fígado no Acre tem habilitação renovada pelo Ministério da Saúde

Atualizada em 07/01/2024 14:13

O credenciamento para realização do serviço de transplante hepático da Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre) foi renovado, por meio da Portaria SAES/MS N° 5, de 03 de janeiro de 2024. A publicação ocorreu na edição do Diário Oficial da União (DOU) na sexta-feira, 5, autorizando a Fundhacre a continuidade do serviço.

“Essa portaria é um reconhecimento do Ministério da Saúde, atestando que o hospital está habilitado e tem todas as condições necessárias para continuar realizando o transplante”, comenta a coordenadora de Transplantes Valéria Monteiro.

Em 2023, o serviço atingiu o recorde de transplantes de fígado no estado, com a realização de 18 procedimentos, contabilizando 80 desde o início do programa, em 2014, além de ter sido destaque a nível nacional, ficando em quarto lugar em maior número procedimentos por milhão de habitantes.

O setor conta com uma equipe multidisciplinar especializada, em atendimento de enfermagem, psicologia e apoio administrativo, para agendamento de exames de pacientes do pré e pós-transplante. “Esse acompanhamento é para toda vida, e tem um papel fundamental para a evolução e seguimento do paciente”, afirma Monteiro.

O Acre é o único estado da Região Norte que realiza o serviço de transplante hepático, e o governo do Estado vem atuando no compromisso de manter o programa em funcionamento.

[Agência de Notícias do Acre]

Artigos Relacionados

MPAC vistoria abrigo para indígenas no Parque de Exposições

Jamile Romano

Acre tem terça-feira ensolarada e segue sem previsão de chuvas

Jamile Romano

Prefeitura anuncia construção de creche com berçário no Bairro Defesa Civil

Jamile Romano

Censo Escolar reflete a realidade das matrículas nas escolas da rede municipal de ensino

Marcio Nunes

Governo divulga resultado preliminar do concurso público do Detran

Jamile Romano

Governador Gladson Cameli participará de reunião com ministros para tratar sobre mudanças climáticas e queimadas

Jamile Romano