23.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Transplante de fígado no Acre tem habilitação renovada pelo Ministério da Saúde

Publicado em 07/01/2024

O credenciamento para realização do serviço de transplante hepático da Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre) foi renovado, por meio da Portaria SAES/MS N° 5, de 03 de janeiro de 2024. A publicação ocorreu na edição do Diário Oficial da União (DOU) na sexta-feira, 5, autorizando a Fundhacre a continuidade do serviço.

“Essa portaria é um reconhecimento do Ministério da Saúde, atestando que o hospital está habilitado e tem todas as condições necessárias para continuar realizando o transplante”, comenta a coordenadora de Transplantes Valéria Monteiro.

Em 2023, o serviço atingiu o recorde de transplantes de fígado no estado, com a realização de 18 procedimentos, contabilizando 80 desde o início do programa, em 2014, além de ter sido destaque a nível nacional, ficando em quarto lugar em maior número procedimentos por milhão de habitantes.

O setor conta com uma equipe multidisciplinar especializada, em atendimento de enfermagem, psicologia e apoio administrativo, para agendamento de exames de pacientes do pré e pós-transplante. “Esse acompanhamento é para toda vida, e tem um papel fundamental para a evolução e seguimento do paciente”, afirma Monteiro.

O Acre é o único estado da Região Norte que realiza o serviço de transplante hepático, e o governo do Estado vem atuando no compromisso de manter o programa em funcionamento.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Prefeitura de Rio Branco dá continuidade à campanha “Doe um agasalho, sua doação aquece uma alma”

Jamile Romano

Educação garante atendimento domiciliar a estudante com diabetes no Acre

Raimundo Souza

MP investiga suposta improbidade administrativa na Prefeitura de Capixaba

Kevin Souza

Governo do estado emite nota sobre operação da PF na Secretaria de Habitação do Acre

Marcio Nunes

Moradores do Tropical ofertam café da manhã em agradecimento ao trabalho dos garis e margaridas

Marcio Nunes

Pastor acusado de matar ex-companheira com golpes de terçado já era procurado por estupro e homicídio

Jamile Romano