25.3 C
Rio Branco
sábado, 10 de maio de 2025
O RIO BRANCO
AcreGeral

Transformação pela educação: idoso de 60 anos, ex-aluno da EJA, se destaca em concurso

Atualizada em 10/05/2025 10:17

Conheça o senhor Francisco Manoel de Jesus da Silva, que em 2019 iniciou sua trajetória educacional, por meio da Educação de Jovens e Adultos (EJA), na Escola Anice Dib Jatene. Desde então, ele foi alfabetizado e concluiu o ensino médio, tornando-se um exemplo inspirador do impacto transformador da EJA na vida de muitos acreanos.

Voltada para pessoas que, por diferentes motivos, não puderam frequentar a escola na idade apropriada, a EJA oferece uma segunda chance de acesso à educação, promovendo inclusão, dignidade e novas  oportunidades pessoais e profissionais.

Francisco Manoel de Jesus da Silva viu na Educação de Jovens e Adultos (EJA) a oportunidade de transformar sua história.

“Quando criança e jovem, não tive a oportunidade de estudar. Sempre sonhei em ser mecânico, mas sabia que, para realizar esse sonho, eu precisaria voltar a estudar”, relata.

Em 2019, Francisco se matriculou na EJA, onde foi alfabetizado e concluiu o ensino  médio. A partir daí, começou a trilhar novos caminhos. Em 2024, finalizou um curso profissionalizante na área de mecânica e participou de um concurso público de nível fundamental da prefeitura, sendo classificado no cadastro de reserva.

“Hoje, com o ensino fundamental e médio concluídos, só tenho gratidão aos professores da EJA, que sempre me incentivaram a correr atrás dos meus sonhos”, afirma Francisco, exemplo de superação e da importância da educação como instrumento de mudança social.

Essa é apenas uma das muitas histórias inspiradoras que nascem a partir da Educação de Jovens e Adultos (EJA), evidenciando o compromisso e a dedicação com a formação de cidadãos em todas as fases da vida. O resultado reflete o empenho da Prefeitura Municipal de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Educação, em garantir o acesso à educação de qualidade e oportunidades reais de transformação social.

Artigos Relacionados

EJA, uma oportunidade transformadora para a conquista da educação e inserção no mercado de trabalho

Raimundo Souza

Colégio Militar Dom Pedro II encerra Novembro Negro com Gincana Étnico-Racial celebrando diversidade e inclusão

Raimundo Souza

Vice-governadora participa de inauguração do Guarda-Roupa Social em Cruzeiro do Sul

Marcio Nunes

Petecão propõe ampliar auxílio econômico para barcos de pesca a gasolina na Região Norte

Jamile Romano

Aldeia Apiwtxa em Marechal Thaumaturgo recebe atendimentos do Projeto Cidadão

Jamile Romano

Energisa registra mais de 30 ocorrências com pipas na rede elétrica em 2024

Jamile Romano