25.3 C
Rio Branco
domingo, 11 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Brasil

Tesouro afirma que INSS arcará com ressarcimento de descontos irregulares

Publicado em 29/04/2025

O secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron, disse, nesta terça-feira (29), que, por enquanto, o Tesouro Nacional não foi envolvido nas discussões sobre o ressarcimento de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional da Seguridade Social (INSS) que tiveram mensalidades descontadas irregularmente entre 2019 e 2024.

Segundo ele, qualquer eventual pagamento deverá ser feito com recursos do próprio orçamento do INSS.

“Esse problema está sendo tratado integralmente pelo próprio órgão, que está realizando o trabalho de apuração dos valores devidos e identificando quem eventualmente teve esses descontos ilegais”, explicou Ceron durante coletiva de imprensa para falar dos resultados do Tesouro de março.

A Polícia Federal e a Controladoria Geral da União (CGU) deflagraram uma operação na semana passada que identificou que entre 2019 e 2024, entidades associativas cobraram mensalidades não autorizadas de aposentados e pensionistas, sem o devido consentimento dos beneficiários, configurando uma violação grave das normas. O valor total das cobranças irregulares foi estimado em R$ 6,3 bilhões.

A Previdência Social vai fazer os ressarcimentos, que virão das entidades que se beneficiaram irregularmente desses descontos. No entanto, chegou a ser circulado que o dinheiro poderia sair dos cofres públicos, caso o dinheiro não chegasse até o fim do mês.

[CNN Brasil]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Lula envia nesta segunda ao Congresso o novo Plano Nacional de Cultura

Redacao

Prazo para pagar taxa do Concurso Nacional Unificado encerra nesta semana

Jamile Romano

Urgente: Morre Silvio Santos aos 93 anos

Raimundo Souza

Pé-de-Meia: nascidos em julho e agosto recebem 7ª parcela

Redacao

CNJ determina afastamento de Gabriela Hardt, ex-juíza da Lava jato

Marcio Nunes

Lula sanciona lei que estabelece o marco legal para economia solidária

Marcio Nunes