25.3 C
Rio Branco
domingo, 11 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

TCU investiga Jorge Viana por suspeitas em obra milionária da ApexBrasil no Japão

Publicado em 05/06/2025

O presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, ex-governador e ex-senador pelo Acre, está sendo investigado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) por supostas irregularidades e possível desvio de recursos públicos na construção do Pavilhão do Brasil na Expo 2025, em Osaka, Japão.

Enquanto Viana integrava a comitiva do presidente Lula em viagem oficial à França, o TCU aprovava, na quarta-feira (4), a abertura de uma auditoria. A proposta partiu do ministro Walton Alencar, que visitou o local e apontou a troca do projeto original, selecionado em concurso público, por outro idealizado por Bia Lessa, sem justificativas claras ou transparência no processo.

“O projeto classificado em primeiro lugar foi descartado sem que se convocassem os demais colocados, desrespeitando o resultado do concurso”, disse o ministro. Ele também criticou a falta de informações no site da ApexBrasil e a ligação direta da auditoria interna com a presidência da entidade, o que, segundo ele, compromete a independência da fiscalização. “Não há transparência ativa quanto aos valores e critérios de seleção do projeto artístico e das empresas executoras”, afirmou.

A ApexBrasil, em nota, alegou não ter recebido notificação do TCU e justificou a mudança de projeto por razões financeiras e logísticas. Segundo a agência, a proposta original foi abandonada após orçamentos no Japão superarem o previsto, tornando a entrega da obra inviável no prazo exigido. Com isso, o governo japonês ofereceu um modelo alternativo, prática adotada por outros países, com redução de custos e garantia de entrega.

Em Paris, Jorge Viana não comentou diretamente o caso. Em redes sociais, destacou a agenda oficial com o presidente Lula e o Fórum Empresarial Brasil-França. “A Apex está organizando um encontro empresarial com mais de 250 empresários brasileiros e franceses. Estamos trabalhando para fortalecer a relação entre Brasil e França e avançar no acordo Mercosul-União Europeia”, declarou.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Sinteac emite nota em defesa da dignidade das crianças e da proteção das escolas rurais so Acre

Marcio Nunes

Ifac da Transacreana tem vagas para graduação em Tecnologia em Gestão do Agronegócio

Jamile Romano

Programa ‘Mais Saúde com Agente’ tem 691 inscritos no Acre em uma semana; inscrições acabam dia 24

Jamile Romano

MPAC fiscaliza ações de prevenção e tratamento para pessoas com HIV

Jamile Romano

Cultura organizacional ágil: o papel das equipes estratégicas no sucesso das empresas

Raimundo Souza

Governador Gladson Cameli assina novas ordens de serviço e leva investimento histórico em habitação, segurança e educação para a Cidade do Povo

Jamile Romano