22.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
AcreGeral

Sesacre encerra Outubro Rosa com mais de 500 mamografias realizadas no Cecon

Publicado em 31/10/2025

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), por meio do Centro de Controle Oncológico do Acre (Cecon), realizou, na quinta-feira, 30, em Rio Branco, a cerimônia de encerramento das ações do Outubro Rosa, campanha mundial de conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama.

Como parte da programação de encerramento, os servidores do Cecon participaram de um momento de cuidado e integração, com atividades de limpeza de pele, maquiagem, auriculoterapia e um café da manhã especial ao som de música ao vivo. A iniciativa teve como objetivo promover o bem-estar e valorizar os profissionais que atuam diariamente no cuidado oncológico.

O Outubro Rosa é reconhecido mundialmente como o mês de mobilização contra o câncer de mama e busca sensibilizar a sociedade sobre a importância da detecção precoce e do acompanhamento regular, fatores essenciais para o sucesso do tratamento e para a redução da mortalidade pela doença.

Secretária Adjunta de Administração e Finanças da Sesacre, Andrea Pelatti, destacou as ações da Saúde durante o mês. Foto: Tiago Araújo/Sesacre

“Encerramos o Outubro Rosa cumprindo nosso papel de conscientizar, acolher e cuidar das mulheres acreanas. Cada exame realizado representa uma vida que pode ser salva pelo diagnóstico precoce. Seguiremos incentivando o autocuidado como um gesto de amor e prevenção não só durante esse mês que se encerra, mas ao longo de todo o ano”, destacou a Secretária Adjunta de Administração e Finanças da Sesacre, Andrea Pelatti.

Durante todo o mês, a programação contou com uma série de atividades voltadas à população e aos profissionais da rede estadual de saúde. Foram realizadas palestras técnicas com especialistas, rodas de conversa sobre hábitos saudáveis, panfletagens em pontos estratégicos da capital, além de ações culturais e de valorização pessoal, como recitais de poesia e atendimentos de beleza para pacientes e servidores.

Como resultado das ações de incentivo ao rastreamento precoce, o Cecon realizou cerca de 550 mamografias ao longo de outubro, ampliando o acesso das mulheres ao exame e reforçando o compromisso da Sesacre com a promoção da saúde e o cuidado integral.

Servidores do Cecon participaram de uma manhã de cuidados. Foto: Tiago Araújo/Sesacre

“Além da ampliação do atendimento em mamografia e das ações educativas realizadas em parceria com diversas instituições, registramos um aumento de mais de 100% no número de exames realizados neste mês. O encerramento do Outubro Rosa reforça que a campanha não se limita a outubro. O Cecon permanece à disposição para a realização de mamografias de rastreamento em todas as mulheres a partir dos 40 anos, fortalecendo o cuidado e a prevenção de forma contínua”, salientou a gerente-geral do Cecon, Carina Hechenberger.

A mastologista Adriana Dapont reforçou a importância de realizar os exames de rotina para garantir um diagnóstico precoce. “É fundamental que todas as mulheres a partir dos 40 anos mantenham suas consultas de rotina e realizem os exames com o mastologista regularmente, e não apenas durante o Outubro Rosa. O diagnóstico precoce permite identificar um câncer antes mesmo que ele seja palpável, aumentando significativamente as chances de tratamento bem-sucedido. Com essa atenção, conseguimos alcançar até 90% de cura nos casos detectados a tempo”.

Como resultado das ações de incentivo ao rastreamento precoce, o Cecon realizou cerca de 550 mamografias ao longo de outubro. Foto: Tiago Araújo/Sesacre

Carreta do Agora Tem Especialistas

Em funcionamento desde o dia 10 de outubro, a carreta de saúde da mulher do programa Agora Tem Especialistas já realizou cerca de 200 atendimentos no campus da Universidade Federal do Acre (Ufac), em Rio Branco.

A unidade móvel, voltada para consultas nas áreas de ginecologia e mastologia, tem como principal objetivo reduzir a fila de espera por atendimento especializado no Sistema Único de Saúde (SUS).

“Os atendimentos realizados na carreta seguem a lista da Regulação Estadual de Saúde, que organiza o chamamento das pacientes para consultas nas especialidades de ginecologia e mastologia”, explica coordenadora do grupo condutor do Agora Tem Especialistas no Acre, Érika Oliveira.

A carreta funciona de segunda a sexta-feira, atendendo mastologia nas segundas, quintas e sextas-feiras, e ginecologia nas terças e quartas. Quando há necessidade de exames complementares, como mamografia ou ultrassonografia de mama e vaginal, o procedimento é realizado imediatamente dentro da própria unidade, evitando deslocamentos e agilizando o diagnóstico.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Quatro pessoas são presas e cinco armas de fogo apreendidas em Rio Branco

Jamile Romano

Candidatos do CNU realizam prova discursiva hoje (7)

Raimundo Souza

Petecão convoca audiência pública para discutir reestruturação da Sudam com ministro Waldez Góes

Marcio Nunes

Campanha pede inclusão de medicamentos para obesidade no SUS

Redacao

Datafolha: 58% dizem ter vergonha dos ministros do STF; 30% falam em orgulho

Raimundo Souza

Centro de Atendimento a Pessoas com Deficiência Visual celebra Dia da Consciência Negra com atividade inclusiva e degustação de culinária afro-brasileira

Raimundo Souza