24.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Serviços e orientações marcam o Dia da Pessoa Idosa em Rio Branco

No Dia Internacional da Pessoa Idosa, comemorado nesta terça-feira, 1º de outubro, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), participou do evento Manhã de Direitos, dedicado aos idosos de Rio Branco, promovido pelo Ministério Público do Estado do Acre (MPAC). O encontro, realizado no ginásio do Serviço Social do Comércio (Sesc), teve como objetivo valorizar a pessoa idosa e promover seus direitos.

A ação contou com a parceria de diversas instituições, como a Defensoria Pública do Estado do Acre (DPE), o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Sesc, a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e outros.

A secretária adjunta da SEASDH, Amanda Vasconcelos, destacou que a garantia de direitos foi o foco principal do evento, além da  orientação aos idosos sobre como e onde buscar apoio.

“O objetivo deste encontro é esclarecer dúvidas dos idosos, oferecer atendimento na área da saúde, orientações nutricionais e apoio da secretaria, incluindo a certificação e a distribuição de exemplares do Estatuto do Idoso. Assim, eles podem estar cada vez mais informados sobre seus direitos”, explica a gestora.

Durante o evento, a SEASDH ofereceu diversos serviços, incluindo assistência médica, registro civil, orientação sobre o Benefício de Prestação Continuada e Cadastro Único, segurança alimentar com orientações nutricionais, orientações sobre o Centro de Referência em Direitos Humanos, distribuição e orientação sobre o Estatuto do Idoso, entre outros.

O procurador-geral do MPAC, Danilo Lovisaro, reforçou a importância do evento, destacando a união de esforços para garantir os direitos da pessoa idosa.

“Cuidar dos nossos idosos não se resume a garantir longevidade, mas também assegurar que essa etapa da vida seja vivida com dignidade, autonomia e pleno acesso aos direitos fundamentais. É com esse pensamento que reunimos hoje uma série de serviços essenciais, como atendimentos de saúde, assistência jurídica, atualização de vacinas e atividades de lazer, tudo isso com o apoio de diversas instituições parceiras que se unem ao Ministério Público para fortalecer a rede de proteção à pessoa idosa”, explica o procurador.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

MPF-AC recomenda suspensão do Exame Nacional de Residência por exclusão de candidatos indígenas

Jamile Romano

Mailza assina termo com secretarias para levar programas de prevenção ao uso de álcool e outras drogas às escolas do Acre

Marcio Nunes

Governo Federal reconhece situação de emergência em 8 cidades do Acre

Marcio Nunes

Acre é contemplado com vagas no Projeto Nós na Rede e capacitará mais de 400 profissionais em saúde mental

Jamile Romano

Administração encerra RH Itinerante 2025 após dois dias de capacitação e integração

Redacao

Vice-governadora Mailza destaca força produtiva do Acre na primeira noite de Expoacre

Raimundo Souza