25.3 C
Rio Branco
domingo, 11 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
AcreGeral

Seminário de Conscientização da Atividade Pesqueira no Alto Acre reúne centenas de profissionais em Brasileia

Publicado em 07/11/2025

O 2º Seminário de Conscientização da Atividade Pesqueira no Alto Acre, realizado nesta quinta-feira, 6, pelo Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac), reuniu centenas de profissionais em Brasileia O evento foi realizado no Centro Cultural e, além da atividade dirigida aos pescadores, a autarquia levou sua equipe de Educação Ambiental para realizar abordagens lúdicas com as crianças.

Seminário de Conscientização da Atividade Pesqueira no Alto Acre reúne centenas de profissionais em Brasileia. Foto: Janine Brasil/Imac

Os produtores de pescado de Brasileia e os demais profissionais de Epitaciolândia, Assis Brasil e Xapuri foram o público-alvo da atividade, que enfatizou a importância do período de defeso, que se estende de 15 de novembro a 15 de março do ano seguinte, quando a pesca é proibida.

A Portaria nº48, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), de novembro de 2007, faz a proibição, e há previsão de detenção e multa aos infratores, com apreensão dos petrechos da pesca (Lei 9.605/1998; Decreto 6.514/2008).

A restrição se refere às seguintes espécies: dourado, surubim-caparari, mapará, jaraqui, pirapitinga, matrinxã, sardinha, aruanã, pacu e piraíba.

Robério de Freitas, o Piranambu, é pescador em Brasileia há mais de 30 anos. Foto: Janine Brasil/Imac

Segundo Robério de Freitas, o Piranambu, que é pescador em Brasileia há mais de 30 anos e tem a carteira profissional há 22, a época do defeso é de extrema importância, tanto para as espécies de peixes proibidas quanto para os profissionais.

“É muito importante, para que os peixes possam se reproduzir, e também para a gente, que vive da pesca, pois se eles não se reproduzirem a gente também não tem como trabalhar. Precisamos ter respeito com a natureza”, frisou.

Presidente da Colônia de Pescadores Profissionais Z-12 de Brasileia e Epitaciolândia, Sebastião Roneli Damasceno disse que é importante que a categoria tenha ciência das normas e datas em que o defeso está valendo: “Estamos todos aqui, neste seminário de conscientização, que inclusive tem certificado. O Imac traz as leis, nos informa de todas as normativas”.

Presidente do Imac, André Hassem abordou a importância do defeso. Foto: Janine Brasil/Imac

O presidente do Imac, André Hassem, participou do evento. “Agradeço a todos os presentes. Este seminário é de extrema importância para todos os pescadores. Quando os peixes estão em fase de migrações reprodutivas, precisam de tempo, para que os estoques pesqueiros se mantenham equilibrados. Estamos começando o seminário pelo Alto Acre e ele vai se estender por outras cidades”, explicou.

A coordenadora de Educação Ambiental do Imac, Jamile Tanomaru, relatou a intervenção realizada com o público infantil: “Explicamos o que é o defeso e a importância dessa medida para a proteção da fauna aquática, dos rios amazônicos. A equipe transformou essa temática de forma lúdica, que fosse de fácil compreensão para as crianças, para que pudessem aprender a importância de os peixes terem um tempo para se reproduzir”.

Equipe de Educação Ambiental do Imac explicou, de forma lúdica, o conceito do defeso para as crianças, mostrando a importância de os peixes terem um tempo para se reproduzir. Foto: Janine Brasil/Imac

A ação contou também com o apoio do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre (Idaf), que destacou a importância da Declaração de Rebanhos, em que o produtor relata todas as espécies de peixes que possui em sua propriedade.

“Para vender o pescado, é preciso fazer o cadastro no Idaf. Com a Guia de Trânsito Animal (GTA), o produtor vai poder comercializar o seu produto”, disse o suplente da Coordenação de Sanidade de Animais Aquáticos do Idac, Willimis Pereira.

Ao reforçar a importância do respeito ao período do defeso, a chefe da Divisão de Fauna do Imac, Paula Joseany, destacou: “Iremos aos demais municípios com essa ação de conscientização”.

Atividade de conscientização sobre o defeso será realizada nos demais municípios. Foto: divulgação/Idaf

Agenda do Defeso nos municípios

Sena Madureira
Data:
 11 de novembro
Local: Escola Municipal Prof. Messias Rodrigues de Souza – Travessa Guilherme, s/n, Pista.
Horário: 8h

Cruzeiro do Sul
Data:
 12 de novembro
Local: Centro de Referência em Inovação para Educação (Crie) – Antiga Escola Barão do Rio Branco) – Rua Rego Barros, 107, Centro.
Horário: 8h

Feijó
Data:
 13 de novembro
Local: Universidade Aberta do Brasil – Coordenação do Polo – Travessa Edmundo Ribeiro do Carmo, 220, Cidade Nova.
Horário: 8h

Mâncio Lima
Data: 13 de novembro
Local: Sindicato dos Servidores Municipais Manciolimenses (Sindem) – Avenida Japiim, 269, Centro.
Horário: 8h

Rodrigues Alves
Data: 14 de novembro
Local: Sindicato dos Trabalhadores Rurais – Avenida Duque de Caxias, 376, Centro.
Horário: 8h

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Governador Gladson Cameli prestigia reinauguração da Casa do Artesanato Acreano

Marcio Nunes

STJ suspende julgamento de Gladson Cameli por falta de provas

Marcio Nunes

Liderança indígena do Acre que teve encontro com papa Francisco lamenta morte do pontífice e lembra atenção dirigida para Amazônia

Jamile Romano

Com apoio do Estado, projeto Todos Contra o Aedes Aegypti chega a Mâncio Lima e Cruzeiro do Sul na próxima segunda e terça

Raimundo Souza

Dia sem tabaco: mesmo com venda proibida, “vapes” causam tragédias

Raimundo Souza

Acre está entre os cinco estados com menor desigualdade de renda do Brasil, aponta IBGE

Jamile Romano