23.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Segurança Pública lança Operação Shamar 2024, de combate à violência contra a mulher

Publicado em 02/08/2024

No mês em que se comemoram os 18 anos da Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340) e é desenvolvida a campanha Agosto Lilás, a Secretaria de Justiça e Segurança Pública do Acre (Sejusp) deu início, em todos os municípios do estado, nesta quinta-feira, 1º, em Cruzeiro do Sul, à Operação Shamar, do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), que visa combater a violência contra a mulher.

A Operação Shamar, cujo nome tem origem hebraica e se refere ao ato de guardar, vigiar ou proteger, tem como objetivo reforçar, durante todo o mês de agosto, as ações integradas e harmônicas das forças de segurança do Estado. As medidas incluem a promoção da conscientização e o combate a todo tipo de violência doméstica e familiar contra a mulher, incentivando denúncias por meio de atividades educativas, preventivas e repressivas.

O secretário de Segurança Pública, coronel José Américo Gaia, destaca a operação como mais um resultado de uma luta individual que se tornou coletiva, na defesa dos direitos da mulher. “A Shamar é uma operação anual, com ações pontuais do Estado no combate à violência contra a mulher. É resultado de uma luta que garante uma alteração no Código Penal, para proteger as mulheres da violência física, sexual, moral, psicológica e patrimonial. Nós, da Segurança Pública, vamos concentrar esforços no combate a esse tipo de violência”, afirmou.O coordenador da operação no Acre, delegado Marcos Frank Costa, ressalta que a campanha é uma grande ferramenta de atuação no combate à violência contra a mulher. “Vamos intensificar nossas ações e potencializar o objetivo principal, que é o combate à violência contra a mulher no Acre. Nossa prioridade é a redução dos índices, para garantir mais segurança às mulheres”, disse.

As ações serão desempenhadas de forma conjunta pelos órgãos do Sistema Integrado de Segurança Pública (Sisp), compreendendo as polícias Civil e Militar, por meio da Patrulha Maria da Penha, no período de 7 a 29 de agosto, nos 22 municípios do Acre.

Canais de denúncia: como acionar

Em caso de suspeita ou violação dos direitos da mulher, ligue 180, que é a Central de Atendimento à Mulher do Ministério das Mulheres e presta escuta e acolhida qualificada às mulheres em situação de violência. Você pode também procurar uma delegacia de polícia especializada ou ligar para o 190. Caso não queira se identificar, ligue para o disque denúncia 181. Todas as ligações são gratuitas e funcionam 24 horas por dia, todos os dias da semana. As denúncias podem ser feitas tanto pelas vítimas como por testemunhas da violência.

Encerramento da Operação Virtude

No evento, a Sejusp também apresentou os resultados da Operação Virtude, voltada ao combate à violência contra a pessoa idosa.

Durante a operação, foram feitas 4 prisões, 10 vítimas foram atendidas, 30 procedimentos policiais foram realizados, 28 boletins de ocorrência foram registrados e 11 denúncias foram apuradas.

 

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Centro de Controle Oncológico do Acre oferece serviço de marcação pré-cirúrgica no combate ao câncer de mama

Jamile Romano

Prestes a completar dois meses, greve do Ifac não tem data para ser encerrada

Jamile Romano

A pedido do MPF, Justiça suspende concurso do Instituto Federal do Acre por erro na convocação para segunda fase

Jamile Romano

Equipe técnica conhece potencial produtivo do feijão, de baixo carbono, na Reserva Extrativista Chico Mendes

Raimundo Souza

Rio Acre segue em vazante, mas pode voltar a subir a partir de quinta-feira, alerta Defesa Civil.

Jamile Romano

Aluno acreano que sofreu bullying por sua raça e cor deve ser indenizado

Jamile Romano