25.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Policial

Segurança Pública conclui Curso de Perícia de Incêndio em Edificações

A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública realizou na tarde desta sexta-feira, 22, o encerramento do Curso de Perícia de Incêndio em Edificações, em Rio Branco.

Curso de Perícia de Incêndio em Edificações para os peritos criminais do estado. Foto: Mariana Moreira/Sejusp

Realizado por meio de um Acordo de Cooperação Técnica com a Superintendência Regional da Polícia Federal de Minas Gerais (SR/PF/MG), a capacitação é direcionada aos peritos criminais e agentes da Polícia Civil e foi ministrada pelo perito criminal federal Carlos Trindade, ele explica que o curso foi proveitoso e permitiu identificar a capacidade técnica dos peritos do estado.

”Eu pude verificar o nível de excelência dos colegas peritos do Acre, a capacidade intelectual, os conhecimentos que eles já tinham, e a gente traz conhecimentos mais novos para colaborar para que eles tenham mais entendimento para solucionar casos.”

Curso foi ministrada pelo perito criminal federal Carlos Trindade. Foto: Mariana Moreira/Sejusp

O curso aborda desde fundamentos teóricos, como química e física aplicadas ao fogo, até práticas de campo, com a simulação de ambientes incendiados. O objetivo é preparar os profissionais para compreender a dinâmica dos incêndios, identificar vestígios, analisar danos, determinar causas e identificar os responsáveis, por meio de teorias e práticas.

O Secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, José Américo Gaia, destaca que a capacitação permite que os profissionais aprimorem os conhecimentos: “O curso oferece aos profissionais da perícia oficial a oportunidade de ampliar seus conhecimentos técnicos e aprimorar a elaboração de laudos e exames periciais, contribuindo diretamente para a eficiência das investigações e para a resolução de casos no estado.” Afirmou.

O perito criminal e aluno, Haley Márcio, destaca que o curso foi fundamental para aperfeiçoar os conhecimentos: “Nós conseguimos alcançar as expectativas do curso e nos aperfeiçoamos cada vez mais para atender à nossa sociedade quando houver um delito de incêndio.”

Perito criminal e aluno, Haley Márcio, destaca que o curso foi fundamental para aperfeiçoar os conhecimentos. Foto: Italo Sousa/Sejusp

Para colocar os conhecimentos em prática, os peritos realizaram um teste de identificação de um local que havia sido queimado. Com o auxílio do Corpo de Bombeiros, foi realizada a queima do local (que havia sido montado especificamente para a realização dessa queima). Após o incêndio, os peritos realizaram uma investigação para buscar provas e chegar a uma conclusão sobre o caso.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Polícia Civil do Acre promove ação “Identidade para a Dignidade” em parceria com a Prefeitura de Rio Branco

Jamile Romano

Polícia Civil realiza palestra sobre mediação e conciliação de conflitos a acadêmicos de Direito

Raimundo Souza

Tragédia no futebol: Jogador Mathias Acuña é encontrado morto em quarto de hotel

Raimundo Souza

PF deflagra ação contra extração de ouro em terras indígenas no Pará

Marcio Nunes

Polícia Civil do Acre esclarece investigação sobre denúncia de estupro feita por turista chilena em aldeia indígena de Feijó

Jamile Romano

Polícia Civil do Acre prende suspeito de tentativa de feminicídio em Cruzeiro do Sul

Raimundo Souza