25.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
AcreGeral

Segundo dia da Conferência Estadual de Assistência Social discutiu eixos, aprovação de propostas e eleição de delegados

Segundo dia discute 5 eixos. Foto: Carolina Torres/Secom

O segundo dia da 14ª Conferência Estadual de Assistência Social realizada pelo governo do Acre, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH) em parceria com o Conselho da área, teve continuidade na última quinta-feira, 23, com discussões dos eixos e propostas.

A participante Elisa Sanchez Vasconcelos, do município de Feijó, destaca como é participar do encontro. “Olha, é um sentimento muito bom, é um sentimento de desafio também. A gente acaba vendo que não é só o nosso município que enfrenta algumas dificuldades. Quando a gente chega aqui e encontra os (representantes) dos outros municípios, as outras pessoas, a gente vê que todo mundo enfrenta muitos obstáculos, muitos desafios”.

Elisa também enfatizou os avanços dentro da própria conferência, como a inclusão de cotas para a eleição de delegados: “É importante ter essa representatividade mesmo. Então a gente tem a cota dos negros, dos indígenas, do público LGBT”, realçou.

Elisa enfatizou a importância das cotas para votação de delegados. Foto: Carolina Torres/Secom.

A diretora de Assistência Social da SEASDH, Siomary Benevides, ressalta que o momento da participação nos Eixos, é considerado um dos mais importantes. “Momento estratégico dentro do processo de discussão democrático, quando usuários, sociedade civil e todos os participantes possam discutir os avanços e desafios no contexto da Assistência Social. E, a partir dessas discussões, são feitas deliberações para a Conferência Nacional de Assistência Social”, disse.

Igor Menezes, psicólogo do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Jordão percorreu uma parte do trajeto de avião até Tarauacá e, em seguida, de carro com destino a Rio Branco, com o objetivo de participar da conferência. Ele cita que o apoio até aqui foi fantástico. “Está sendo o ideal. Tanto a gestão municipal quanto a gestão estadual nos deram todo o apoio necessário, sempre nos mantendo informados a respeito dos procedimentos, do regimento institucional interno. Então foi um apoio maravilhoso que a gente está recebendo.”

Igor se deslocou do Jordão para a conferência estadual. Foto: Carolina Torres/Secom

Ele declarou que se sente honrado por poder estar participando do evento: “Me sinto um privilegiado por estar aqui como trabalhador do SUAS, adquirindo cada vez mais conhecimento e reforçando as nossas propostas, para que a gente possa estar aí em busca de melhores garantias de direitos sociais assistenciais”, ressaltou.

Durante o dia estão sendo discutidos os seguintes eixos: Eixo 1 – Universalização do Suas: Acesso Integral com Equidade e Respeito às Diversidades, Eixo 2 – Aperfeiçoamento Contínuo do Suas: Inovação, Gestão Descentralizada e Valorização Profissional, Eixo 3 – Integração de Benefícios e Serviços Socioassistenciais: Fortalecendo a Proteção Social, a Segurança de Renda e a Inclusão Social no Sistema Único de Assistência Social (SUAS), Eixo 4 – Gestão Democrática, Informação no Suas e Comunicação Transparente: Fortalecendo a Participação Social no Suas, e Eixo 5 – Sustentabilidade Financeira e Equidade no Cofinanciamento do Suas.

O presidente do Ceas, Gabriel Maia Gelpke, destaca que nesse segundo dia é voltado às discussões principais dos eixos, e a eleição de delegados para a conferência nacional. “Hoje nós vamos estar todos os delegados divididos nos eixos, e cada eixo vai debater o seu tema. De lá, vão ser retiradas propostas tanto para o Estado — para a gente compor o Plano Estadual de Acesso Social — como também propostas para serem levadas à Conferência Nacional”.

Representante do Conselho. Foto: Carolina Torres/Secom.

Depois dessa etapa, acontece ainda a plenária com propostas para serem apresentadas e aprovadas. “Então, é um momento de maior participação, mais democrático da nossa conferência, e a gente fica muito feliz por perceber que as pessoas que vieram do interior, que estão aqui da capital, estão engajadas no fortalecimento desse debate, por consequência da política de assistência social”.

O evento conta com a presença de mais de 150 delegadas e delegados, dos 22 municípios, de gestores municipais, técnicos, usuários, de trabalhadores, das entidades da sociedade civil.

Objetivos

  • Avaliar os avanços, desafios e perspectivas do SUAS nos 20 anos de sua
    implementação.
  • Reforçar o papel do controle social na formulação e monitoramento das
    políticas públicas.
  • Promover a troca de experiências entre gestores, trabalhadores, usuários
    e entidades da rede socioassistencial.
  • Deliberar propostas para o fortalecimento da política de assistência social
    no Acre.

Programação

08h00 – 08h30 – Apresentação Cultural
08h30 – 09h30 – Painel III
Palestra e Apresentação dos Eixos IV e V
10h00 – 12h30 – Momento de Construir – Trabalhos em Grupo
13h45 – 14h00 – Apresentação Cultural
14h00 – 16h00 – Apresentação e Votação das Propostas e Moções
16h00 – 17h00 – Eleição de Delegados para a Conferência Nacional
17h00 – 17h30 – Mesa de Encerramento
17h30 – 18h00 – Encerramento

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Bocalom suspende agenda após ser ameaçado de morte por facção criminosa

Marcio Nunes

Promovendo avanço na descentralização da Saúde, governo entrega serviço de hemodinâmica no Juruá

Raimundo Souza

Programa Opera Mama realiza novas cirurgias de reconstrução mamária para sobreviventes de câncer do Acre

Raimundo Souza

Governo do Acre intensifica atuação em todo o estado para acolher famílias afetadas pelas enchentes

Raimundo Souza

Vice-governadora Mailza se reúne com organizadores da Marcha para Jesus 2025, agendada para 10 de maio

Jamile Romano

Segurança Pública encerra Operação Adsumus 2 e intensifica combate a crimes em regiões isoladas do Acre

Marcio Nunes