27.3 C
Rio Branco
quinta-feira, 29 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Secretário Municipal de Saúde de Rio Branco participa de visitas técnicas para o fortalecimento da Atenção Primária

Publicado em 29/01/2026

Dando continuidade à agenda estratégica voltada ao fortalecimento da Atenção Primária à Saúde (APS), o secretário municipal de Saúde de Rio Branco, Rennan Biths, participou, nesta quarta-feira (28), de visitas técnicas a importantes equipamentos de saúde no Rio de Janeiro.

A agenda integra as ações da Prefeitura de Rio Branco, com foco no intercâmbio de experiências e na busca por boas práticas de gestão e assistência.

A comitiva contou ainda com a presença do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, do secretário municipal de Saúde do Rio de Janeiro, Daniel Soranz Pinto, além de representantes de instituições ligadas ao sistema público de saúde.

Durante a agenda, foram visitados o Super Centro Carioca de Vacinação, o Complexo Hospitalar Rocha Maia, entre outros espaços estratégicos da rede pública.

As visitas integram a programação paralela à Segunda Reunião Regional da Aliança pela Atenção Primária à Saúde nas Américas, evento que reúne gestores, organismos internacionais e instituições financeiras para debater estratégias voltadas ao fortalecimento dos sistemas de saúde, tendo a APS como eixo estruturante.

No Super Centro Carioca de Vacinação, a comitiva conheceu de perto o modelo de organização, logística e ampliação do acesso à imunização, referência nacional pela capacidade de atendimento e integração de serviços.

Já no Complexo Hospitalar Rocha Maia, a agenda possibilitou o diálogo sobre fluxos assistenciais, a articulação entre a Atenção Primária e a média complexidade, além de estratégias de gestão hospitalar no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo o secretário municipal de Saúde, Rennan Biths, as visitas técnicas representam uma oportunidade concreta de aprendizado e planejamento para o fortalecimento da saúde pública em Rio Branco.

“Essas visitas técnicas nos permitem visualizar, na prática, como funcionam modelos de organização da saúde em uma grande metrópole como o Rio de Janeiro. A partir dessa experiência, conseguimos identificar soluções, fluxos e estratégias que podem ser adaptadas à realidade do nosso município, contribuindo diretamente para o desenvolvimento e a qualificação dos nossos serviços de saúde”, destacou o secretário.

A participação da Secretaria Municipal de Saúde em agendas nacionais contribui para a troca de experiências, o aprimoramento da gestão e o fortalecimento das ações voltadas à melhoria dos serviços de saúde ofertados à população.

[Assessoria]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

MPF requer na Justiça com ação para obrigar funcionamento do Conselho Penitenciário do Acre

Jamile Romano

Mais de 40 empreendedores apostam em comidas típicas, adereços e brinquedos no Carnaval da Família

Jamile Romano

Procon realiza fiscalização em Centro de Terapias de Rio Branco

Marcio Nunes

Instituto de Meio Ambiente celebra 39 anos com entrega de nova sede, criação de sistema próprio, modernização e compromisso com o desenvolvimento sustentável

Raimundo Souza

Censipam prevê tempo instável e chance de temporais nesta segunda-feira (16) no Acre

Jamile Romano

Governador Gladson Camelí acompanha subida do Rio Acre e reforça ações de apoio às famílias

Raimundo Souza