35.3 C
Rio Branco
sexta-feira, 22 de agosto de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Secretaria de Segurança do Acre registra redução de 19% nas mortes violentas intencionais

Publicado em 04/11/2024

A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Acre (Sejusp) apresentou uma significativa redução nas mortes violentas intencionais no estado, no período de 1º de janeiro a 30 de outubro, com uma diminuição de 19,21% em comparação ao mesmo período do ano anterior. Em 2023 foram registrados 177 casos, enquanto nos dez primeiros meses deste ano, esse número caiu para 143. Na capital, Rio Branco, a redução foi ainda mais acentuada, chegando a quase 28%, com 67 mortes violentas intencionais até outubro, em relação às 93 do ano anterior.

O secretário de Segurança do Acre, coronel José Américo Gaia, destacou a importância das ações implementadas ao longo desse período. “Estamos comprometidos em garantir a segurança da população acreana. A redução nos índices de violência é resultado do trabalho conjunto entre as forças de segurança e a comunidade. Seguiremos firmes em nossa missão de combater a criminalidade”, afirmou o secretário.

O diretor operacional da Sejusp, coronel Atahualpa Ribera, também comentou os números positivos. “A diminuição dos homicídios, feminicídios e latrocínios demonstra que nossas estratégias estão surtindo efeito. Em 2024, registramos 154 homicídios, uma queda de 18,18% em relação a 2023, além de uma redução significativa nos feminicídios, que passaram de 9 para 7, representando uma queda de 22,22%”, destacou o coronel.

Os dados mostram que os latrocínios também tiveram uma queda expressiva, com apenas um caso registrado até o mês de outubro no Acre, uma redução de 66,67%. Em Rio Branco, os números são ainda mais impressionantes. Os homicídios caíram de 83 para 61, correspondendo a uma redução de 26,51%. Os feminicídios na capital diminuíram de 4 para 3, enquanto os latrocínios não foram registrados em 2024, representando uma redução de 100%.

O secretário de Segurança ressaltou, ainda, que a proximidade com a comunidade e a intensificação das ações de policiamento têm sido fundamentais para essa queda nos índices de violência, reforçando que esses dados refletem um esforço contínuo em prol da segurança pública e da redução da violência no estado, proporcionando um ambiente mais seguro para a população. “Continuaremos a trabalhar arduamente, buscando parcerias e implementando novas medidas para garantir a segurança de todos os cidadãos do Acre”, concluiu.

 

[Assessoria]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Doutora em Educação pela USP, faz vida à creches da prefeitura de Rio Branco e elogia modelo de gestão na capital

Marcio Nunes

Rio Acre se aproxima dos 15 metros e famílias são levadas para Parque de Exposições em Rio Branco

Jamile Romano

Prefeitura de Rio Branco estende por 90 dias estado de emergência em saúde devido ao avanço das arboviroses

Jamile Romano

Vereador João Marcos Luz destaca avanços na gestão de Tião Bocalom

Marcio Nunes

Termo de cooperação para atender municípios em eventos extremos do clima e combate as queimadas no Acre é assinado na capital

Marcio Nunes

MPAC lança campanha “Vidas Ameaçadas” para alertar sobre estiagem e consequência das queimadas

Jamile Romano