24.8 C
Rio Branco
sábado, 6 de junho de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Sebrae promove evento para conectar artesãos acreanos à lojistas do Sudeste e Nordeste

Publicado em 04/12/2025

               Nos dias 3 e 4 de novembro, o Sebrae realiza o encontro de negócios do Projeto Comprador, com foco em conectar talentos do Acre a novas oportunidades de mercado. O evento acontece no formato B2B (Business to Business) e conecta 14 lojistas do Sudeste e Nordeste diretamente aos artesãos acreanos.

O Projeto Comprador contou com uma fase anterior, de capacitação com duração de quatro meses, beneficiando mais de 100 artesãos de dez municípios acreanos, incluindo representantes das etnias indígenas Puyanawa, Shanenawa, Apuriã, Huni Kuin e Marubo.

De acordo com o analista do Sebrae no Acre, Aldemar Maciel, o projeto contou com uma metodologia específica desenvolvida para os artesãos. “As capacitações consistem na modelagem de negócios, gestão da produção, precificação e comercialização, preparando o artesão para fazer negócios com esses compradores”, explicou.

A líder indígena Eni Shanenawa destacou sua satisfação em participar da iniciativa para que as pessoas conheçam a ancestralidade do Povo Shanenawa. “Agradeço ao Sebrae por esse momento tão importante em que nós estamos aqui, como indígenas, para mostrar os nossos artesanatos. É de grande importância para nós que as pessoas levem nossos produtos para fora do estado, porque a sociedade vai ter esse conhecimento da importância do artesanato indígena e do artesanato acreano”, disse.

Pela primeira vez no Acre, a representante da Loja do Museu de Arte de São Paulo (MASP), Adélia Borges, destacou as belezas da produção acreana. “Essa bioeconomia que a gente vê aqui é uma produção muito linda, cheia de significados culturais. Cada peça que vemos aqui é um trabalho enorme que o artesão faz. Nós somos uma loja em um museu importante e os produtos acreanos fazem um sucesso enorme, principalmente com os estrangeiros”, destacou.

O encontro conta com a parceria da Prefeitura Municipal de Rio Branco, Secretaria de Estado de Turismo e Empreendedorismo (SETE), Secretaria de Estado da Fazenda (SEFAZ), Universidade Federal do Acre (Ufac), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a GolLog.

[Assessoria]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Pesquisa do Instituto Veritá aponta Gladson Cameli com 36,6%, seguido por Jorge Viana com 22%, Márcio Bittar com 13,4%, Mara Rocha com 8,7%, Jéssica Sales com 7,4% e Velloso com 7,1%

Antonio Muniz

Tecnologia na escola: Alunos do 5º ano em Rio Branco usam Chromebooks em aula de Ciências

Sexta-feira será quente, com sol, nuvens e chuvas pontuais no Acre

Kevin Souza

Colégio Militar Dom Pedro II encerra Novembro Negro com Gincana Étnico-Racial celebrando diversidade e inclusão

Raimundo Souza

Governadora Mailza Assis define José Bestene para o comando da Sesacre

Raimundo Souza

Uraps seguem com atendimento nesta quinta e sexta-feira em Rio Branco

Kevin Souza